O Fórum, já em sua 21ª edição, é um dos mais tradicionais eventos acadêmicos da FEUC, e nos últimos anos foi incorporando outros importantes encontros. Em 2018 abordará o tema “Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforma do Ensino Médio e formação docente: UM DEBATE QUE DEVE SE AMPLIAR”

XXI Fórum de Educação, Ciência e Cultura

V Seminário Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/FIC

I Seminário Institucional do Programa de Residência Pedagógica – RP/FIC

III Encontro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia

Dia 07 de novembro de 2018

Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforma do Ensino Médio e formação docente: UM DEBATE QUE DEVE SE AMPLIAR

Há cinco anos, o Fórum de Educação, Ciência e Cultura da FEUC vem agregando outros encontros acadêmicos. Iniciamos esta interlocução no ano de 2014 com a entrada do I Seminário PIBID e, em 2016, o Encontro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, com os cursos de Tecnologias em Sistemas Elétricos e Bacharelados em Administração e Sistemas de informação.

Nesses últimos cinco anos, temos ampliado o Fórum, ano a ano. Nesta sua vigésima primeira edição, agregaremos, também, o I Seminário Institucional do Programa de Residência Pedagógica (RP).

A RP é um programa que envolve muitas esferas: da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aos bolsistas das licenciaturas, docentes das FIC, atuando como coordenadores dos diferentes projetos, docentes preceptores das unidades da educação básica, seja da Secretária Municipal de Educação (SME), seja da Secretária Estadual de Educação (SEEDUC), que acolheram o programa, e, principalmente, alunos e alunas das escolas públicas de Educação Básica.

Com isso, o Fórum de Educação, Ciência e Cultura cumpre seu papel de ser um grande círculo acadêmico por onde devem ser exploradas as diferentes experiências realizadas nas FIC.

Em todas as edições do Fórum, temos apontado um tema ou questão que sirva para conduzir as reflexões e debates. Nesta edição o tema será a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), a reforma do ensino médio e a formação de professores.

Embora a BNCC, como política institucional do MEC, já esteja implantada em alguns segmentos e sendo implementada em outros, consideramos que é uma questão ainda polêmica. Seja pela forma como vem sendo construída, seja pelos diferentes sujeitos de sua concepção e implantação, ou ainda daqueles que têm sido negligenciados em seus saberes e experiências. Precisamos, também, discutir o que está sendo construído a partir do conceito, ainda tão obscuro, de uma Reforma do Ensino Médio.

A fim de avançar na troca de experiências construídas, o Fórum se realizará com diferentes modalidades de trabalhos: palestras, comunicações, oficinas e mostra de pôsteres.

Faremos, ainda, o lançamento da 5ª edição da Revista Khóra, publicação interdisciplinar dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, História e Pedagogia.

Convidamos toda a Comunidade Acadêmica a participar, apresentando trabalhos e participando como ouvintes.

Vivemos tempos difíceis, tempos em que não podemos abrir mão de denunciar violações, injustiças e ódios diversos. Mas é também um tempo de anunciar que é possível construir círculos amorosos de produção de saberes e de troca de experiências. Vamos fazer deste XXI Fórum um anúncio de que é possível resistir pelo conhecimento construído a centenas de mãos.

Modalidades de atividades propostas (ver abaixo regras para submissão de trabalhos):

  1. Apresentação de pôsteres;
  2. Comunicações livres;

PROGRAMAÇÃO

TURNO DA MANHÃ

7h30 – Credenciamento e Visitação à sessão de pôsteres e mostra de trabalhos diversos (Pátio externo)

8h – Auditório da FEUC – Abertura Institucional

8h10 – Palestra: Profª Drª Lana Fonseca (Instituto de Educação/UFRRJ)

10h às 12h – Oficinas dos projetos Pibid / Residência Pedagógica (Voltadas para estudantes do Ensino Médio)

TURNO DA NOITE

18h – Credenciamento

18h30 – Visitação à sessão de pôsteres e mostra de trabalhos diversos (Pátio externo)

19h30 às 21h50 – Mesa-redonda: Prof. Me. Mário Sérgio Mangabeira Júnior (Gerência de Educação da SME) e Profª Talita Vidal Pereira (professora adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ)

19h30 às 21h50 – Lançamento da 5ª edição da Revista Khóra

19h30 às 21h50 – “Empreendedorismo e Carreira, uma parceria de sucesso”, com Raul Carlos Costa Queiroz (mestre em Sistemas de Gestão e MBA em Administração Estratégica e de Gerenciamento de projetos com ênfase em TI)

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Para as duas modalidades de participação propostas, a saber: Apresentação de Pôsteres e Comunicações Livres, é necessário o envio do resumo seguindo as orientações abaixo até 22 de Outubro de 2018.

Do resumo:

Serão aceitos os resumos enviados para o e-mail rosesaprof@yahoo.com.br com cópia para celiarneves@hotmail.com até o dia 22 de outubro de 2018.

O resumo deve ressaltar textualmente a introdução, o objetivo, o método, os resultados (ainda que preliminares), as primeiras conclusões e as referências bibliográficas.

Resumos de 150 a 500 palavras.

Observação: Deve-se indicar, no resumo, qual a modalidade escolhida (Pôster ou Comunicação Oral Livre)

Pôster – (Poderão ser submetidos resumos com até 6 autores)

Após receber o ACEITE para o PÔSTER, os autores deverão entregar na coordenação dos cursos de graduação o pôster com, no mínimo, 24 horas de antecedência – ou seja, até o dia 6 de novembro de 2018.

Serão atribuídas 10 horas de atividades complementares acadêmicas e certificado.

  1. O tamanho padrão de 0,90 m (largura) X 1,20 m (altura);
  2. Informações: I. Sobre a Instituição (Faculdades integradas Campo-Grandenses, com o logo da FEUC); II. Título do evento; III. Título do trabalho; IV. Autores, nessa ordem.
  3. Introdução: a importância do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente.
  4. Uma imagem (fotografia, mapa, charge, etc) que trate do tema.
  5. Metodologia: dar uma ideia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa.
  6. Resultados e Discussão: indicar apenas os de maior destaque, na forma de tópicos.
  7. Conclusões.

Comunicação Oral – (Poderão ser submetidos resumos com até 2 autores)

Apresentação de até 2 componentes, com duração de 15 a 20 minutos, com a utilização de slides que dinamizem a apresentação, que deverá conter uma reflexão teórica e metodológica coerente com a temática do Fórum de Educação, Ciência e Cultura.

Após receber o ACEITE para integrar o evento na modalidade de comunicação oral, os componentes deverão confirmar a apresentação e indicar à comissão do evento os recursos didáticos necessários para a atividade e comparecer no dia do evento na sala previamente agendada.

Prazo para envio do Resumo 22 de outubro.

Serão atribuídas 10 horas de atividades complementares acadêmicas e certificado.

 

Comissão Organizadora do Evento.