Graduação

Letras

Sobre o Curso

O curso de Letras da FEUC, em funcionamento há mais de 55 anos, forma profissionais licenciados, com habilitações em:

  • Letras – Português;
  • Letras- Português-Inglês;
  • Letras – Português/Literaturas.

O Curso de Licenciatura em Letras da FEUC tem como objetivo principal formar profissionais interculturalmente competentes para lidarem de forma reflexiva com as linguagens (especialmente a verbal) nos contextos oral e escrito, que sejam capazes de refletir teoricamente sobre a linguagem.

Conceito 4 no MECSelo Guia do Estudante - Curso de Letras

PRÓXIMA TURMA: 2025.1

Saiba mais sobre as formas de ingresso na FEUC:

Informações

Formação: Licenciatura

Tipo de Curso: Presencial

Duração: 4 anos

Períodos: 8

Avaliações

MEC:

Guia do Estudante:

Acadêmico
  • Coordenadora do Curso:
    Profa. Ma. Monique Siqueira de Andrade

    Doutoranda em Ciências da Educação, pela Universidade Columbia -PY; Mestra em Estudos Linguísticos, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pós-graduada em Língua Portuguesa e graduada em Letras/Espanhol, pelas Faculdades Integradas Campo-Grandenses. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universo; Docente no Ensino Superior; Autora de artigos científicos e capítulos de livros, com alcance nacional e internacional. Coordenadora do Curso de Letras das Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Disciplinas
  • 1º Período

    • Estudo Da Língua Brasileira De Sinais
    • Oficina De Produção De Textos
    • Fundamentos Históricos E Filosóficos Da Educação
    • Educação A Distância, Comunicação E Tecnologia
    • Educação, Cultura E Sociedade
  • 2º Período

    • Métodos E Técnicas De Estudos
    • Sociologia Da Educação
    • Ética E Cidadania (Port.)
    • Estudos Linguísticos
    • Cultura Literária Brasileira
    • Arte Literária
    • Literatura E Educação (Port.)
    • Educação E Meio Ambiente
    • Língua Inglesa – Tópicos Gerais (Port-Ing.)
    • Língua Espanhola – Tópicos Culturais (Port.-Esp.)
  • 3º Período

    • Educação Especial E Inclusiva
    • História E Cultura Afro – Brasileira E Indígena
    • Didática Geral
    • Língua Portuguesa – Tópicos Gerais
    • Linguística – Fonética E Fonologia
    • Gêneros Da Literatura
      Mídia E Política (Port.)
    • Língua Inglesa – Morfologia (Port-Ing.)
    • Língua Espanhola – Tópicos Gerais (Port.-Esp.)
    • Literatura Brasileira – Poesia (Port.)
  • 4º Período

    • Avaliação Educacional
    • Análise E Interpretação De Dados
    • Língua Portuguesa – Morfologia
    • Linguística – Sintaxe
    • Escola E Currículo
    • História Social Da Arte (Port.)
    • Corpo E Movimento (Port.)
    • Cultura Literária Anglo – Americana (Port-Ing.)
    • Didática Do Ensino De Português E Inglês (Port-Ing.)
    • Língua Inglesa – O Sintagma Verbal (Port-Ing.)
    • Língua Espanhola – Morfologia (Port.-Esp.)
    • Cultura Literária Espanhola E Hispano – Americana (Port.-Esp.)
    • Didática Do Ensino De Português E Espanhol (Port.-Esp.)
    • Didática Do Ensino Da Língua Portuguesa (Port.)
    • Literatura Brasileira – Prosa (Port.)
  • 5º Período

    • Estágio Orientado I
    • Cultura Literária Portuguesa
    • Língua Portuguesa – Morfossintaxe
    • Linguística Aplicada Ao Ensino
    • Educação Quilombola E Indígena
    • Educação De Jovens E Adultos (Port.-Esp.)
    • Educação De Jovens Adultos (Port. / Port.-Ing)
    • Língua Inglesa – Sintaxe Do Período Composto (Port-Ing.)
    • Literatura Inglesa – Poesia E Drama (Port-Ing.)
    • Língua Espanhola – Sintaxe (Port.-Esp.)
    • Literatura Espanhola – Da Idade Média Ao Barroco (Port.-Esp.)
    • Literatura Brasileira Contemporânea E Pós-Modernidade (Port.)
    • Literaturas Africanas De Língua Portuguesa (Port.)
  • 6º Período

    • Estágio Orientado II
    • Educação Brasileira
    • Língua Portuguesa – Sintaxe
    • Tópicos De Literatura Brasileira
    • Oficina De Leitura
    • Arte E Educação (Port.)
    • Língua Inglesa – Fonética E Fonologia (Port-Ing.)
    • Literatura Inglesa Prosa (Port-Ing.)
    • Literatura Espanhola – Do Neoclássico À Contemporaneidade (Port.-Esp.)
    • Língua Espanhola – Morfossintaxe, Fonética E Fonologia (Port.-Esp.)
    • Literatura Portuguesa – Poesia E Prosa (Port.)
  • 7º Período

    • Elaboração De Projetos
    • Português Histórico
    • Inglês Instrumental (Port.)
    • Movimentos Sociais E Educação
    • Literatura Comparada
    • Tópicos De Literatura Universal
    • Alfabetização E Letramento (Port.)
    • Literatura Norte – Americana – Da Colonização Ao Romantismo (Port-Ing.)
    • Língua Inglesa – Análise Do Discurso (Port-Ing.)
    • Literatura Hispano – Americana – Período Colonial (Port.-Esp.)
    • Língua Espanhola – Prática Discursiva (Port.-Esp.)
  • 8º Período

    • Psicologia Da Educação
    • Trabalho De Conclusão De Curso
    • Estado E Políticas Públicas (Port.)
    • Língua Portuguesa – Semântica E Pragmática
    • Tópicos De Literatura Portuguesa (Port.)
    • Tópicos Especiais: Conflitos Contemporâneos (Port.)
    • Artes E Linguagens Audiovisuais
    • Literatura Norte – Americana – Do Realismo Ao Modernismo (Port-Ing.)
    • Língua Inglesa – Produção Oral E Escrita (Port-Ing.)
    • Literatura Hispano – Americana – Da Independência À Modernidade (Port.-Esp.)
    • Língua Espanhola – Produção Oral E Escrita (Port.-Esp.)

Algumas disciplinas listadas acima são específicas dos cursos representados entre parênteses.

Mercado de Trabalho

A gente sabe que escolher uma profissão provavelmente é uma das primeiras grandes decisões que você vai tomar na vida. Por isso, a FEUC quer ajudar você a conhecer um pouco mais sobre sua futura carreira.

FAIXA SALARIAL
Salário Inicial

R$ 800

Salário Médio

R$ 2.500

Salário Sênior

R$ 5.000

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Professor

Atuar como professor, em escolas de Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Para ser professor no nível superior, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área. Algumas instituições definem um mestrado no currículo como um dos critérios para contratação de um professor.

Revisor de Textos

Atua na preparação e revisão gramatical e ortográfica de textos, material didático e pedagógico para elaborar e compor conteúdos.