Por dentro da biblioteca

0 Flares 0 Flares ×

 

Tudo o que há e o que está por vir

Por Gian Cornachini
emfoco@feuc.br

Mais de 16 mil títulos impressos estão disponíveis para consultas e empréstimos. (Foto: Gian Cornachini)

Mais de 16 mil títulos impressos estão disponíveis para consultas e empréstimos. (Foto: Gian Cornachini)

Do impresso ao digital, a Biblioteca Joaquim Ribeiro, fundada na FEUC em 1966, oferece hoje um vasto número de livros e publicações que atendem a todos os cursos da instituição, além de serviços e atividades para complementar a formação acadêmica dos estudantes. Peça fundamental para a avaliação das graduações junto ao MEC, o setor é responsável também por contribuir com as boas notas atribuídas aos cursos, como explica o bibliotecário Guilherme Carneiro Santos: “Os avaliadores do MEC ficam encantados em verificar que uma instituição pequena na Zona Oeste tem investimento pesado em conteúdo digital e ferramentas que em instituições de ensino públicas, inclusive nas de origem dos avaliadores, às vezes não tem”, ressalta Guilherme. “Nessa dimensão, eles dão nota máxima na avaliação setorial, e isso potencializa muito as notas finais dos cursos”, afirma ele.

Conheça, a seguir, os serviços e futuras atividades desenvolvidas na biblioteca da FEUC.

Acervo físico e digital

Mais de 16 mil títulos impressos estão disponíveis para consultas e empréstimos. Há também assinaturas de 45 revistas e periódicos específicos por área, como a revista Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as publicações da Sociedade Brasileira de Computação e a Revista Brasileira de Educação. A disponibilidade do exemplar é consultada por um sistema informatizado na entrada do setor. Basta inserir informações como o nome do livro ou autor para fazer a verificação. O uso do acervo se faz por meio de um cadastro na biblioteca para obter uma carteirinha de acesso. O valor da emissão do documento é de R$ 4,00 (bolsistas do Pronatec estão isentos da taxa). Os empréstimos são gratuitos.

Acervo digital possui mais de 8 mil títulos diferentes e completos. (Foto: Gian Cornachini)

Acervo digital possui mais de 8 mil títulos diferentes e completos. (Foto: Gian Cornachini)

Em 2010, a FEUC implementou a Biblioteca Virtual Universitária, um ambiente on-line que sozinha oferece hoje 3.200 livros digitais de editoras associadas, como Contexto, Papirus, Scipione, e Companhia das Letras, entre outras. A partir de 2014, o acervo mais do que dobrou de tamanho com a inserção da “Minha Biblioteca”, um outro ambiente virtual de publicações digitais de editoras diferentes da Biblioteca Virtual Universitária, como Saraiva, Atual, Santos, Artmed. O acervo digital passa hoje dos 8 mil títulos, podendo ser acessado pelos interessados a partir de qualquer computador, celular ou tablet conectado à internet. Para isso, é só se “logar” na área restrita do aluno pela página da FEUC (www.feuc.br) e verificar no menu as opções “Biblioteca Virtual Universitária” e “Minha Biblioteca”, que automaticamente o usuário será redirecionado para o acervo das editoras. É possível ler o livro completo e imprimir uma quantidade restrita do arquivo, visto que a lei de direitos autorais não permite a reprodução completa da obra. O acervo digital oferecido pelas duas bibliotecas on-line está contemplado, em média, com 50% a 70% do acervo físico por curso.

Bibliografia e normas ABNT

A fim de minimizar erros de formatação de trabalhos com base na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a biblioteca dispõe de uma assinatura direta com a Associação para oferecer as diretrizes de referências mais recentes para consultas. Outra ferramenta para ajudar a montar, por exemplo, monografias, é o “More”, um sistema que cria automaticamente todos os tipos de referência bibliográfica, bastando inserir os dados dos livros. A referência, então, é gerada e, depois, é só copiá-la e colá-la no editor de texto. Informações sobre como utilizar esses recursos podem ser consultadas com os funcionários do balcão de atendimento da biblioteca.

Cabines individuais e salas de estudo em grupo no segundo andar. (Foto: Gian Cornachini)

Cabines individuais e salas de estudo em grupo no segundo andar. (Foto: Gian Cornachini)

Cursos de capacitação

Dois cursos serão ofertados ainda neste semestre pela biblioteca: “Introdução à pesquisa bibliográfica”, voltado para estudantes do primeiro período de quaisquer cursos; e “Seminários de monografia” para alunos matriculados na disciplina. A primeira capacitação terá como objetivo apresentar os recursos da biblioteca e ensinar a utilizar as ferramentas digitais. A segunda funcionará como uma atividade para tirar dúvidas sobre formatação do trabalho monográfico. Ambas serão gratuitas e renderão horas de atividades complementares. Assim que estiverem disponíveis, os alunos serão informados. A ideia é que a partir do próximo semestre os cursos sejam sempre oferecidos no início de cada período letivo.

A biblioteca também está planejando lançar dois cursos de extensão em agosto: “Metodologia da Pesquisa Educacional”, que tem a proposta de tornar o aluno apto a preparar projetos científicos e tomar ciência dos diferentes métodos de pesquisa; e “Tecnologia de Informação Aplicada à Educação”, que capacitará futuros professores a utilizar tecnologias em sala de aula. Os cursos ainda estão em fase de planejamento, portanto sem carga horária, datas e valores definidos.

Núcleo do IBGE

Recentemente, a FEUC assinou um termo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que fará da instituição um núcleo base do IBGE na Zona Oeste. A biblioteca receberá este ano todas as publicações editadas pelo Instituto e se tornará referência na região para o acesso ao conteúdo oficial do IBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 + três =

Somente serão aceitos comentários de autor identificado, relacionados ao assunto em pauta e que não contenham termos ofensivos.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×