Muito além do ensino técnico

0 Flares 0 Flares ×

 

Ana Lúcia Rimes, professora de Língua Portuguesa no CAEL e nas FIC, fala sobre a qualidade do curso de Formação Geral do Colégio e o sucesso de nossos egressos

 

Ana Lucia RimesPor Ana Lúcia de Oliveira Cruz Rimes
Mestre em Letras Vernáculas pela UFRJ e professora de Língua Portuguesa no CAEL e nas FIC

O Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis, mais conhecido como CAEL, é um divisor de águas em Campo Grande e adjacências. Atuando há mais de 50 anos, conta com uma equipe qualificada, com professores altamente preparados e técnicas de ensino e laboratórios modernos. Já formou inúmeros profissionais de qualidade, reconhecidos no mercado de trabalho. Grande parte atua no Estado do Rio de Janeiro, mas muitos desempenham suas atividades em outros estados. A instituição tem contribuído em diferentes áreas, que vão de cursos voltados para o cuidado, como é o caso de Enfermagem, até Química, Administração, Eletrotécnica, que são clássicos, e Informática, Petróleo e Gás e Turismo, mais modernos, acompanhando a tendência do mercado, só para citar alguns. Nossos alunos têm conseguido excelentes colocações em seus projetos pelo Brasil, em todas as feiras tecnológicas de que participam, e até mesmo no exterior. Já levamos mais de uma vez projetos premiados aos Estados Unidos, o que nos deixa muito satisfeitos, visto que trabalhamos em prol da excelência da formação de profissionais engajados e comprometidos.

No entanto, não é apenas na área técnica que temos nos destacado. O CAEL, hoje, conta com um curso de Formação Geral especialmente criado para quem deseja cursar uma universidade, pública ou particular, ou ainda almeja fazer algum outro concurso para ingressar nas Forças Armadas e afins. Temos, assim, um planejamento e estratégias voltados especificamente para esse público, também crescente em nosso Estado e não menos importante.  Nossos professores têm vasta experiência em cursos preparatórios, elaboração de material didático para concursos e cursinhos; participam também da implantação de novas tecnologias no fazer pedagógico, como é o caso de Física, Química, Biologia e Matemática. Além do mais, contamos com mestres e especialistas em nosso quadro acadêmico, alguns com trabalhos publicados e reconhecidos, e outros atuando no Ensino Superior.

O resultado de tanto empenho não poderia ser diferente: nossos alunos egressos estão em toda parte, aprovados com louvor nos vestibulares mais concorridos, tanto em instituições federais como estaduais. É com orgulho que podemos dizer que já contamos com médicos, advogados, jornalistas, escritores, biólogos, psicólogos, todos formados, e ex-alunos do Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis. Há pouco tempo recebemos uma visita feliz: a escritora Mariana, que acabara de chegar dos Estados Unidos para lançar seu livro aqui e mereceu uma nota nesta revista. Guilherme Souza, outro escritor, que já conta com dois livros, “Céu” e “A Lista: o Rei de Nova York”, ainda cursa Direito e já pensa em uma segunda faculdade, a de História. Há aqueles que preferiram cursar uma federal em outro estado, como Carlos Neves, e os que optaram pela carreira militar, como Daniel Fernandes, aprovado em concurso dificílimo para a AMAN. Não podemos nos esquecer dos que seguem seus estudos aqui mesmo, nas FIC, ou estão pertinho cursando Engenharia, Arquitetura, Nutrição… São muitos nomes!

Todos os anos, temos agradáveis notícias de aprovação no ENEM e em outros vestibulares. Os alunos sempre voltam para rever seu colégio, seus professores, amigos e funcionários. Nesse momento, a alegria é enorme, e não é possível descrever a satisfação que há em saber que, embora não tenham concluído os cursos escolhidos ainda, estão bem, e encaminhados.

É o CAEL contribuindo com a educação e fazendo a diferença.

6 comments on “Muito além do ensino técnico

  1. Fernanda Aguiar disse:

    Professora Ana Lúcia: Fui sua aluna entre 2000 e 2002, no curso de Formação Geral. Passei no vestibular da UFF e fiz o curso de Biomedicina. Neste vestibular consegui acertar todas as questões de Português e Literatura, além de ter ido muito bem na prova de Redação. Suas aulas sempre me encataram!! Tenho saudades!!! Sou funcionária concursada da UFF e mestre em Oncologia, pelo INCA. Hoje é 15/10/2016 e parabenizo a você e a todos aqueles que contribuíram para que eu pudesse ter um futuro melhor. E meu agradecimento especial ao CAEL, lugar onde pude conviver com amigos e professores que fizeram da minha adolescência uma época feliz. Obrigada!

    • Ana Lúcia Cruz Rimes disse:

      Obrigada, Fernanda, pelas carinhosas palavras. Também sinto saudades. Sempre me lembro de você: de sua simpatia, dedicação e extrema boa vontade. Que Deus continue abençoando seu caminhar. Fico muito feliz de saber que você está bem. Um grande abraço da amiga, Ana Lúcia

  2. Thamara Marcelli Guerra Cardoso disse:

    A professora Ana Lúcia nos cativa,despertando em nós futuros docentes o prazer do conhecimento.Com ela estou aprendendo muito mais que a Língua Portuguesa,estou me apaixonando por tudo que ela me ensina, isso sim é o papel do professor.Obrigada professora pela sua dedicação e por lecionar com tanto amor,quero ser uma profissional tão dedicado o quanto(vou tentar rs).

    • Ana Lúcia Cruz Rimes disse:

      Obrigada, Thamara. Tudo de bom para você. É por pessoas como você que continuo acreditando que meu trabalho vale a pena.Beijos. Ana Lúcia

  3. Monique Lima disse:

    Professora Ana Lúcia: mais do que a melhor professora de Língua Portuguesa, o melhor exemplo de profissional que um jovem em formação poderia ter. Ética, amiga, vocacionada, apaixonada pelo magistério, imbuída da intenção de preparar seus alunos para a vida. Muito grata pelas ferramentas que me concedeu. Saudades!

    • Ana Lúcia Cruz Rimes disse:

      Olá, Monique. Somente hoje li seu comentário. Não importa. Fiquei muito feliz. Alegro-me em saber que contribuí um pouquinho para sua formação. Sei que está fazendo um bom trabalho, onde quer que esteja, pois sempre foi aguerrida e determinada. Também sinto saudades. Estamos precisando de homens e mulheres assim. Um grande abraço da amiga de sempre, Ana Lúcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 1 = um

Somente serão aceitos comentários de autor identificado, relacionados ao assunto em pauta e que não contenham termos ofensivos.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×