Matemática compreensível

0 Flares 0 Flares ×

 

Professor das FIC lança livro sobre ensino de Geometria com significados

Por Gian Cornachini
emfoco@feuc.br

Professor das FIC lança livro sobre ensino de Geometria com significados. (Foto: Gian Cornachini)

Professor das FIC lança livro sobre ensino de Geometria com significados. (Foto: Gian Cornachini)

Roberto Rivelino, professor do curso de Matemática das FIC, lançou o livro “Construções Geométricas Significativas na Educação Básica” durante a XXI Octobermática, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de outubro. A obra, que é a primeira de outras que ele ainda pretende escrever, é direcionada a docentes e surgiu a partir de uma experiência de ensino que Rivelino teve com estudantes do 8º ano da Escola Municipal Evaristo de Moraes, onde também é professor: “Esse livro é a possibilidade de divulgar um trabalho que deu certo através de uma metodologia que destaca o respeito e a cumplicidade entre professor e aluno, bem como as devidas justificativas, os porquês”, conta ele, que escreveu sobre a importância de contextualizar a Matemática utilizando exemplos do mundo real e da natureza para contribuir com a aprendizagem da Geometria. “Há uma escassez de professores que escrevem sobre esse assunto, e mais raro ainda quando se trata de construções significativas, isto é, quando se deve justificar cada decisão tomada”, afirma.

Segundo Rivelino, essa metodologia permitiu aos alunos estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, ajudando-os a desenvolver uma visão crítica e interpretar melhor as situações cotidianas. A prática pedagógica funcionou tão bem que, de acordo com o professor, o colégio recebeu a maior nota no IDEB entre as Escolas do Amanhã do Rio de Janeiro.

No livro de 144 páginas, o autor discorre sobre conceitos como construções de retas paralelas, perpendiculares, circunferências, ângulos e bissetrizes. A obra, lançada pela editora Appris, custa R$ 54,00. É possível encontrá-la no próprio site da editora (www.editoraappris.com.br), na Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) e na Saraiva (www.saraiva.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − = seis

Somente serão aceitos comentários de autor identificado, relacionados ao assunto em pauta e que não contenham termos ofensivos.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×