Bolsistas do PIBID-FEUC participam de evento na UFRRJ

0 Flares 0 Flares ×
Alunos de diversas licenciaturas das FIC apresentaram comunicações sobre as fases iniciais dos projetos que já estão desenvolvendo junto a escolas públicas da região

 

Por Tania Neves
emfoco@feuc.br

Um animado grupo de estudantes das FIC esteve esta semana na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nos dias 21 e 22 de outubro, apresentando comunicações sobre os projetos das licenciaturas da faculdade que estão sendo desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante o I SIPIBID – Seminário Institucional do PIBID (Edital 2013), com o tema “Concepções Formativas na Iniciação à Docência”.

Aluno do 5º período de Matémática nas FIC, Alexandre Ferreira apresenta sua comunicação diante do público no Auditório da UFRRJ. Foto de Acervo Pessoal

Observado por colegas que depois também falariam, o aluno do 5º período de Matemática Alexandre Ferreira da Cunha apresenta sua comunicação no Auditório da UFRRJ. Foto de Acervo Pessoal

Segundo a coordenadora do PIBID-FEUC, professora Maria Licia Torres, com exceção de Pedagogia, todas as licenciaturas com projetos no PIBID enviaram alunos para o evento da Rural: “O pessoal de Pedagogia está muito envolvido com um outro evento e que participará fora, então não deu para se preparar para este. Mas os demais cursos levaram trabalhos sobre suas fases iniciais no programa e eu soube que foi um sucesso”, disse Maria Licia.

O coordenador de Matemática, professor Alzir Fourny Marinhos, fez coro com Maria Licia: “Eu estava lá, e foi fantástico ver nossos alunos se apresentando, falando de suas pesquisas com a maior propriedade, seguros, bem preparados. Claro que eu me emocionei vendo a postura deles, a competência deles, a boa fala… Atuando no mesmo nível que os alunos das universidades federais”, atestou Alzir.

Confira o clima do evento lendo  o relato de Alexandre Ferreira, do 5º período de Matemática:

“A experiência foi algo sensacional. Primeiramente fui tomado por um nervosismo muito grande, pois não imaginava o tamanho daquele auditório e nunca havia falado para um grupo tão grande de ouvintes. Havia uma responsabilidade muito grande, pois estava representando a FEUC e éramos a única faculdade privada que participava do evento. Porém, quando o apresentador anunciou meu nome, fui tomado por uma motivação e falei do trabalho que desenvolvemos desde junho com o primeiro grupo de PIBIDMÁTICOS da FEUC, com a orientação do profº Alzir e da Profª Gabriela”, conta Alexandre.

O certificado de participação de Alexandre: certamente o primeiro de muitos que ainda virão.

O certificado de participação de Alexandre: certamente o primeiro de muitos que ainda virão.

O estudante prossegue: “Abordei principalmente os ‘métodos não tradicionais na operação de multiplicação’ que podemos utilizar para incentivar e facilitar os alunos com dificuldades básicas na matemática. Após a apresentação, participei de uma mesa-redonda com outros alunos que apresentaram seus trabalhos, na qual os ouvintes do auditório poderiam fazer pergunta, e fiquei bastante satisfeito com os elogios recebidos e com o interesse dos ouvintes sobre o nosso trabalho, tendo várias perguntas sendo direcionadas ao nosso grupo. Para encerrar o dia maravilhoso, com a sensação de dever cumprido, foi muito legal ouvir a frase da Professora Gabriela: “GENTE, FOI SIMPLESMENTE LINDO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 4 = dois

Somente serão aceitos comentários de autor identificado, relacionados ao assunto em pauta e que não contenham termos ofensivos.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×