Metodologia

Os cursos de extensão oferecidos pelo Núcleo Integrado de Educação a Distância das Faculdades Integradas Campo-Grandenses têm por objetivo geral promover a formação contínua de profissionais envolvidos em atividades educacionais nos diversos campos de conhecimento e procuram atender às diversas instâncias de formação.

São cursos desenvolvidos por uma equipe interdisciplinar composta por profissionais das áreas tecnológica, acadêmica e gestora, que unem esforços no sentido de apresentar uma proposta pedagógica, baseada no construcionismo e em princípios educativos que permitam a formação de novas competências: autonomia, interatividade, interdisciplinaridade e condições de autoria.

A partir desta abordagem procuramos reunir, em nossa metodologia, procedimentos didáticos próprios da educação a distância, prevendo a utilização de mídias eletrônicas tais como (CDs, DVDs, páginas educativas, fóruns, apresentações online, CD-áudio e CD-ROM).



1. Ambiente Virtual dos Cursos:

O Moodle, ambiente escolhido pelo NIEAD para essa dinâmica, é um Sistema de Gerenciamento de Cursos, popular, que congrega diversos recursos e ferramentas que permitem tanto a interatividade como a autonomia, valorizando a construção colaborativa do conhecimento e a interação social.




2. Metodologia dos cursos:

Cada curso será oferecido obedecendo a uma metodologia própria designada pelo autor, de acordo com a carga horária e suas finalidades. Todo curso terá um tutor que orientará os alunos nas dificuldades encontradas e nas tarefas de avaliação agendadas pelo autor. Os tutores atenderão um máximo de 50 alunos, garantindo assim, a qualidade do atendimento. Os alunos contarão também com apoio pedagógico por parte da coordenação Geral e de tutoria e suporte técnico.




3. Sistema de tutoria:

A forma de comunicação dos alunos com os tutores ocorrerá pela internet, no ambiente virtual do curso, através de correio eletrônico, mensagem instantânea, fórum de discussão (momento assíncrono) e reuniões online (momento síncrono).




4. Infra-estrutura:

Contamos com a infra-estrutura das Faculdades Integradas Campo-Grandenses que possui laboratórios para consulta de alunos, sala de multimeios com TV, aparelho de DVD, videocassete e computadores com acesso à Internet permitindo atividades de palestra por meio de conferência eletrônica. Esse suporte permite encontros presenciais do aluno com o tutor, autor do curso e coordenação.