Programação

XIX Fórum de Educação, Ciência e Cultura

VIII Encontro de Pós-Graduação

IV Encontro de Iniciação à Pesquisa das FIC – PIC/FIC

III Seminário Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/FIC

I Encontro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia

ESCOLA SEM PARTIDO: UM DEBATE DIFÍCIL, POSSÍVEL E NECESSÁRIO

19 de novembro de 2016

A XIX edição do Fórum de Educação Ciência e Cultura da FEUC incorpora o I Encontro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Em 2015 incorporamos o Seminário Institucional de Iniciação à Docência, assim como nas edições de 2013 e 2014 havíamos feito com os Encontros de Pós-Graduação e de Iniciação Científica das FIC. Assim, o Fórum vem se tornando este grande guarda-chuva que agrega as diferentes experiências pedagógicas e científicas desenvolvidas.  Trata-se de um encontro no qual apresentamos o que temos feito, assim como as inquietações e desafios que cruzam esse nosso fazer cotidiano. Vale ressaltar que não tem sido um fácil fazer, ao contrário. Vivemos tempos difíceis. Tempos de avanços e retrocessos. Tempos de violações de corpos e mentes, mas também tempos de denúncias, resistências e anúncios. Tempos difíceis. E é nesses tempos que a Universidade precisa ser o lugar do diálogo, possibilitando a construção de um fórum de debates que contribua para desvelar processos, por vezes obscuros.

É o tempo da Escola sem Partido.

A proposta é apresentar, num primeiro momento, as experiências desenvolvidas pelos diferentes projetos e cursos das FIC.  Nesses tempos de PEC 241, da Educação receber carimbo de despesas e não de investimento como determina a constituição de 1988 e da “Escola sem Partido”, que reflexões, debates e sínteses temos construído a fim de mudar a realidade opressiva desses tempos? Há muito trabalho pela frente. Como nos ensinou Paulo Freire, este é um trabalho difícil, possível e necessário. Em seguida, uma conferência que trate dos elementos centrais disso que tem sido chamado de “Escola sem Partido”.

PROGRAMAÇÃO

8h – PRÉDIO A - Recepção e encaminhamento para as diferentes salas

 III Seminário Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/FIC

Sessão de Comunicações coordenadas

CURSO DE LETRAS

Resumo: Os bolsistas e as bolsistas do Subprojeto Pibid/FIC P.A.A. apresentam comunicações orais de artigos produzidos a partir de suas pesquisas nas áreas de Letramento, Mediação Literária e práticas de ensino-aprendizagem na área de Português/Literaturas que dialogam com a inclusão e a acessibilidade. Serão apresentados, durante as comunicações, relatos de práticas, levantamento de dados e informações, apontamentos teóricos norteadores dos apontamentos de interação das práticas de letramento e mediação literária. As discussões sobre o audiolivro e as necessidades inclusivas das instituições de ensino desde a base até a formação dos docentes no ensino superior. Apresentação dos novos e das novas bolsistas do Subprojeto PIBID/FIC P.A.A.

Palavras-Chave: Capes; PIBID/FIC P.A.A.; Educação; Inclusão

Coordenador: Prof. Me. Erivelto da Silva Reis (FIC/RJ/PIBID-FIC/ NEL/SEEDUC-RJ)

Participantes: Alunos e alunas da Turma de Literatura Brasileira Poesia do Turno da Manhã (2016.2)

  

RESUMO: A leitura crítica da obra Romanceiro da Inconfidência (1953), de Cecília Meireles, integrou o rol de atividades previstas para comporem a primeira avaliação da Turma de Literatura Brasileira Poesia, do turno da manhã, nas Faculdades Integradas Campo-Grandenses. Por ser uma turma heterogênea quer seja em suas nuances de interesses como pesquisadores e pesquisadoras, quer seja no período de formação em que tiveram acesso à obra que integra a ementa dentro do programa “Rede de Leitura”, desenvolvido pela Coordenação do Curso de Letras das FIC/RJ. Não foi a única forma de avaliá-los (las) no primeiro momento – todos e todas tiveram obras e autores para pesquisarem e apresentarem leituras críticas e análises de poemas escolhidos em sala de aula, mas foi uma avaliação preparada para ter a sua culminância no XIX Fórum de Educação das FIC/RJ. Para compor a Mesa-redonda, cada grupo indicou um ou dois representantes para abordar passagens, curiosidades, ler trechos e discutir as relações entre a obra Literária e o período histórico ao qual ela alude. Além da interdisciplinaridade flagrante, convidando os discentes a dialogarem com a História e valorizá-la ao considerar suas análises, pretende-se apresentar aos participantes do Fórum uma obra relevante de nossa Literatura.

Palavras-chave: Romanceiro da Inconfidência; Poesia; Cecília Meireles; Literatura

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES

UM SENTIMENTO PORTUGUÊS: PARA ALÉM DAS PALAVRAS E POESIAS

Objetivos:
Apresentar ao público discente, à comunidade acadêmica, alunos do Colégio de Aplicação Emanuel Leontsinis e membros da comunidade que frequentem as atividades desenvolvidas pelas Faculdades Integradas Campo-Grandenses e/ou que compareçam à Exposição um panorama representativo dos grandes nomes da Poesia Portuguesa em diversos períodos de sua grandiosa Literatura. Para essa finalidade foram selecionados vinte e dois autores e autoras cujas obras e trajetórias foram alvo de pesquisa e discussões acadêmicas.

Justificativa:
Entende-se como fundamental para o desenvolvimento da Disciplina Literatura Portuguesa Poesia tornar palpáveis ao público os resultados do trabalho de pesquisa e das frequentes discussões e análises literárias que têm como corpus textos dos poetas e poetisas de Portugal e, sobretudo, homenagear os autores e autoras cujas obras estão entre as mais importantes da Civilização Ocidental.

Expositores:

Alunos e alunas do Curso de Letras das FIC/RJ na Disciplina Literatura Portuguesa Poesia do turno da noite.

Organização e Curadoria:

CURSOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA:

1-    Manipulação ou Informação? Formas de analisar a grande imprensa por meio da obra de Perseu Abramo.

Karina Rangel Cruz de Assis, pós-graduanda em História Social e Cultural do Brasil (CEPOPE/FEUC)

2-    Experiências docentes na construção de uma escola democrática. Anderson da Silva, graduando de Geografia e bolsista PIBID

3-    O negro Brasileiro em 1934: a influência dos povos afrodescendente e indígenas no Brasil com base na obra de Arthur Ramos.

Marcos Vinicius Gomes e Edineara Kelle da Silva, graduando/a de história e bolsistas PIBID

4-    Lançamento da Revista Khóra

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS:

Comunicação Coordenada – Prof. Mauro Lopes (supervisor)

Thamires Almeida, Matheus Henrique dos Santos, Amanda Miranda, Raquel Lima, Evandro Marinho  (bolsistas)

Coordenação: Célia Neves

Projeto PIBID - Produção de reflexões e práticas sociológicas: construindo o saber escolar a partir do cotidiano de estudantes da Educação Básica

Universo: estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental

Justificativa e objetivos: A disciplina de sociologia tem sido ministrada quase que exclusivamente no ensino médio. Ainda são raros os casos de ser oferecida no ensino fundamental. Em decorrência desta realidade, somente quando o estudante ingressa no ensino médio passa a ter contato com a disciplina de Sociologia, assim como com a Filosofia. Não é raro que estes estudantes recebam estas disciplinas com um certo grau de rejeição ou reservas. O projeto que apresentamos e temos realizado na Escola Municipal Amazonas, em Campo Grande, tem por objetivo desenvolver reflexões e práticas a partir de viés sociológico a fim de desenvolver nos estudantes a autonomia para a pesquisa histórica vinculada à vida cotidiana. Trata-se de um projeto que visa construir uma aproximação com esta reflexão para que estejam mais afinados quando do ingresso no ensino médio.

CURSO DE MATEMÁTICA:



Apresentação do programa PIBID/FIC/Matemática realizado em 2016

Objetivo:

Apresentar ao público o desenvolvimento do programa do PIBID/FIC/MATEMÁTICA envolvendo Coordenadores, Supervisores das escolas parceiras, bolsistas e alunos das escolas.

Expositores:

Bolsistas do PIBID.

PIBID INTERDISCIPLINAR

Subprojeto PIBID/FIC/CAP: Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras – Estudos, Reflexões e Propostas Pedagógicas.

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS

 

  1. A literatura como instrumento pedagógico: Afirmação da identidade e desconstrução de preconceitos

Resumo: A partir da utilização de livros de literatura infanto-juvenil, foram realizados debates sobre as matrizes do povo brasileiro, enfatizando a influência africana na cultura do nosso país. Durante os encontros, foram realizadas reflexões sobre situações de discriminação e preconceito, os efeitos negativos nas vidas das pessoas, além de trabalhar a autoestima, a autoafirmação e a identidade.

Palavras-Chave: Africanidade; identidade; interculturalidade; afro-brasilidade

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES

OBJETIVOS: Apresentar ao público participante as atividades realizadas tanto na escola parceira (Instituto de Educação Sarah Kubistchek) como em outras instituições, afim de trabalhar a africanidade presente no povo brasileiro e combater o preconceito racial, utilizando discussões e reflexões sobre o cotidiano e estudos baseados na Lei 10.639/03, na Constituição Brasileira e na produção acadêmica sobre a temática.

EXPOSITORES:

Alunos e alunas bolsistas do PIBID Interdisciplinar dos cursos de Letras, Pedagogia, Ciências Sociais e História; Professoras Supervisoras do IESK

Organização e Curadoria:

Professora Mestre Janice Rosane Silva Souza (FIC/NESAP/PIBID INTERDISCIPLINAR/SME-RJ)

Autores: Carla Rayanne da Silva Ferreira, Mônica Figueiredo Ramos, Vicência Valéria Coelho de Oliveira

  1. Mostra Cultural PIBID/IESK - Angola

Autores: Franciene Tavares Gomes, Marcelo Silva de Souza, Vicência Valéria Coelho de Oliveira, Thiago da Silva Rodrigues

  1. Raízes e heranças: resgate da identidade afro-brasileira

Orientadora: Professora Mestre Jane Rose Silva Souza

Autores: Andrea Souza Fernandes Braga, Danilo de Assis Almeida, Monique Alves de Abreu, Patrícia Faria de Souza Miranda

Orientadora: Professora Mestre Jane Rose Silva Souza

Autores: Andrea Souza Fernandes Braga, Danilo de Assis Almeida, Monique Alves de Abreu, Patrícia Faria de Souza Miranda

  1. Propostas pedagógicas a partir de contos africanos

Orientadora: Professora Mestre Rosane Rangel

Dinamizadores: Diana Cidrini Magnani, Mitsuru Suenaga, Gabriel Cruz de Oliveira

OFICINAS

Resumo: Apresentação de oficinas de contação de histórias, pintura de corpo, confecção de bijuterias, turbantes, tererê, mascaras africanas, bonecas africanas e sarau.

1- A reformulação das princesas: contação de histórias

Livro: Princesas africanas                                               

Autor: Petrobrás (org)

Supervisora: Vicência Valéria Coelho de Oliveira

Dinamizadores: Franciene Tavares Gomes, Marcelo Silva de Souza, Carla Rayanne da Silva Ferreira, Mônica Figueiredo Ramos

  1. Apresentação de oficinas de contação de história

Livro: “A África, meu pequeno chaka”, Marie Sellier

Orientadora: Professora Mestre Jane Rose Silva Souza

Dinamizadores: Andrea Souza Fernandes Braga, Danilo de Assis Almeida, Monique Alves de Abreu, Patrícia Faria de Souza Miranda

  1. Apresentação de oficinas de contação de história

Livro: “Luana, as sementes do zumbi”, Oswaldo Faustino e Haroldo Macedo

Orientadora: Professora Mestre Jane Rose Silva Souza

Dinamizadores: Andrea Souza Fernandes Braga, Danilo de Assis Almeida, Monique Alves de Abreu, Patrícia Faria de Souza Miranda

  1. Apresentação de oficinas de contação de história

Livro: Os penteados de Le lê (Valéria Belem)

Orientadora: Professora Mestre Rosane Rangel

Dinamizadores: Diana Cidrini Magnani, Mitsuru Suenaga, Gabriel Cruz de Oliveira

APRESENTAÇÃO DO BLOG DO PIBID INTERDISCIPLINAR

Concepção e Organização: professora Mestre Janice Rosane Silva Souza

Elaboração: Ana Cristina Cavalcante

Colaboradores: Alunos e Supervisores bolsistas

PIBID DE PEDAGOGIA

1-    OFICINA: “narrativas, encenações e musicalidade da cultura afro-brasileira como base para sensibilizações e práticas pedagógicas”

 

Objetivo: Demonstrar, de forma prática, dinâmica e lúdica, como utilizar as narrativas e a musicalidade da cultura afro-brasileira em sala de aula. Abordar os aspectos teóricos e legais que envolvem o ensino-aprendizado da cultura afro-brasileira e seu embate no campo político com a proposta do movimento “Escola Sem Partido”.

Objetivos específicos: Apresentar a proposta do PIBID Pedagogia desenvolvendo os conceitos de gêneros textuais (narrativas);

Desenvolvimento da proposta:

1º momento (8h às 9h – em sala), Comunicação: Apresentação teórica da proposta da Oficina, com reflexões e momento de contação de histórias.

2º momento (9h às 10h – espaço amplo - pátio, ou similar): Práticas de Encenação e Musicalidade

Público Alvo: Professores, graduandos e estudantes em geral.

Número de Participantes: 35 - 40 alunos

OBS: A participação do PIBID/PEDAGOGIA será representada por dois grupos de bolsistas. Um desenvolverá a Oficina detalhada acima; o outro participará com exposição dos trabalhos confeccionados com os alunos das escolas onde ocorrem as práticas pedagógicas do Projeto. Essa exposição deverá ser instalada nas áreas comuns da FEUC, disponibilizadas para tal finalidade.

Profª Drª Norma Maria Jacinto da Silva (FIC/FAMA/SEE-RJ)

Classificada ao Mestrado: Meire  Lucy Cunha Araújo

Resumo: No silêncio, as marcas da ancestralidade são reinventadas pela escrita. A construção social das identidades de homens e mulheres são pautadas sob uma perspectiva patriarcal e sexista inserida na tradição guineense. Objetivamos, através do conto Sonéá, de Odete Costa Semedo, compreender as dinâmicas sociais em que as mulheres guineenses estão envolvidas. Busca-se entender as estruturas da sociedade guineense capazes de impor o silenciamento feminino. Assim, preconiza-se, através do discurso, o elo ou o imbricamento entre a tradição e a modernidade.

Palavras-chave: Mulheres guineenses – Tradição – Silenciamento – Modernidade

SEGUNDO MOMENTO

10h – Atividade Cultural e lanche coletivo – Pátio

PIBID Transdisciplinar – Coordenação: Prof.ª Janice Souza

Mesa-Redonda: 10h30 às 12h30 – Auditório FEUC

ESCOLA SEM PARTIDO: UM DEBATE DIFÍCIL, POSSÍVEL E NECESSÁRIO

Profª Drª Gabriela Barbosa (FIC), Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa (Faculdade de Educação da UERJ), Profª Ms. Janice Souza (FIC) 

TARDE

VIII Encontro de Pós-Graduação

IV Encontro de Iniciação à Pesquisa das FIC – PIC/FIC

13h às 14h30 – Sessão de Comunicações Científicas dos projetos de Iniciação Científica desenvolvidos na FEUC em 2016

13h às 15h30 – Sessão de Comunicações Científicas das pesquisas desenvolvidas por egressos dos cursos de pós-graduação da FEUC