Carga Horária

660 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica se destina a profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Licenciatura Plena e afins, que deverão atuar no sentido de contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem detectadas no aprendente, assim como contribuir para a melhoria das interrelações entre os profissionais de educação que atuam na instituição escolar.

Justificativa / Objetivos do Curso

A necessidade de avaliar, diagnosticar e acompanhar clinicamente crianças, adolescentes, jovens e adultos que apresentam diferenciada dificuldades de aprendizagem e a necessidade de observar, avaliar e intervir no processo de aprendizagem dos mesmos numa instituição (escolar, empresarial e outros) faz com que a atuação do psicopedagogo seja de grande valia, oferecendo e possibilitando meios para que este processo de desenvolvimento da aprendizagem seja prazeroso e atenda as necessidades individuais numa interrelação favorável para todos os envolvidos neste processo. Sendo assim, justifica-se o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica que tem como objeto de estudo o ser cognicente, (o aprendente e o aprendiz), contribuindo para a superação gradual das dificuldades de aprendizagem e interferindo nos aspectos cognitivo, afetivo e social para o desenvolvimento da aprendizagem.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Pedagogia como Ciência da Formação Humana (36h)
• Dinâmica de Grupo e Jogos (36h)
• Psicologia Social e Gestão Pessoas (36h)
• Introdução à Psicopedagogia: a Epistemologia Convergente (36h)
• Desejo de Aprender e Problemas de Aprendizagem (36h)
• Psicopedagogia Clínica (36h)
• Educação Inclusiva (36h)
• A Psicopedagogia e a Neurociência (36h)
• Didática e Prática de Ensino Superior I (9h)
• Didática e Prática de Ensino Superior II (9h)
• Didática e Prática de Ensino Superior III (9h)
• Didática e Prática de Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)
• Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica I (60h)
• Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica II (60h)
• Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica III (60 h)
• Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica IV (60 h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.


Disponibilidade de Turmas:

Em breve.
 

Público-alvo

Graduados em curso superior reconhecido da área de Matemática.

Justificativa / Objetivos do Curso

Visando à formação continuada do profissional do Ensino Fundamental e Médio, o curso destina-se a aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais em tópicos fundamentais relativos à Matemática e apresentar novas tecnologias educacionais.

Disciplinas

Em breve.

submit

• Estatística e Probabilidade (36h)
• Funções e Trigonometria (36h)
• Lógica Matemática (36h)
• Álgebra Linear (36h)
Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares  (36h)
• Aritmética (36h)
• Prática de Ensino Fundamental e Médio (36h)
• Geometria analítica, Plana e Espacial (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II(9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Portadores de diploma de graduação de uma maneira geral, e, em especial, pedagogos, psicólogos, professores, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas e psicanalistas.

Justificativa / Objetivos do Curso

Considerando a importância do trabalho psicopedagógico, especialmente no momento em que a nova legislação educacional estadual o classifica, o curso tem por objetivo capacitar profissionais na área institucional para a análise, o diagnóstico e a intervenção no processo educativo a fim de garantir o sucesso dos processos de aprendizagem.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Pedagogia como Ciência da Formação Humana (36h)
• Dinâmicas de Grupo e Jogos (36h)
• Métodos de Orientação Vocacional (36h)
• Introdução à Psicopedagogia: a Epistemologia Convergente (36h)
• Desejo de Aprender e Problemas de Aprendizagem (36h)
• Abordagens Pedagógicas das Teorias de Aprendizagem (36h)
• Educação Inclusiva (36h)
• Técnicas de Intervenção Psicopedagógica (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Profissionais graduados de diversos segmentos que atuam ou pretendem trabalhar na área de desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem profissional continuada. Profissionais da área administrativa e de recursos humanos.

Justificativa / Objetivos do Curso

Onde houver uma prática educativa existe aí uma ação pedagógica. Os espaços de educação não escolares vêm confirmar esse fato demonstrando que a atuação do pedagogo em empresas, museus, ONGs, hospitais, entre muitos outros espaços é uma realidade que precisa ser estudada e problematizada. O profissional da educação tem a sua frente um cenário de atuação que não se restringe mais aos muros da escola. O curso busca instrumentalizar profissionais para atuação na área de gestão de pessoas, coordenando equipes, prestando consultoria interna relacionada ao treinamento e desenvolvimento nas organizações, bem como a implementação de programas de ação em relação à formação em serviço e aperfeiçoamento dos trabalhadores. Visa ainda oportunizar conhecimentos teóricos sobre processo educacional, desenvolvimento humano e o processo de aprendizagem profissional continuada e propiciar conhecimentos, técnicas e práticas aos profissionais que desejam ampliar sua visão de aprendizado nas organizações.

 

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

Pedagogia como Ciência da Formação Humana (36h)
Dinâmica de Grupo e Jogos  (36h)
• Psicologia Social e Gestão de pessoas (36h)
• Introdução à Gestão (36h)
Tecnologias Aplicadas à Capacitação e ao Desenvolvimento de Pessoas  (36h)
Gestão Estratégica do Conhecimento (36h)
• Educação Corporativa e Psicologia Organizacional do Trabalho (36h)
• Autoavaliaçao Institucional  (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Profissionais graduados da área de Educação em geral.Profissionais da área de Recursos Humanos nos mais diversos níveis hierárquicos.
Profissionais com formação superior variada, que necessitam de conhecimentos diferenciados aplicados à gestão de Recursos Humanos.
Empreendedores com interesse em desenvolver técnicas gerenciais para seus próprios negócios ou para a empresa em que atuam.

Justificativa / Objetivos do Curso

As organizações estão tecnologicamente cada vez mais próximas, os produtos e serviços são parecidos e o que as diferenciam são as pessoas.
Diante dessa realidade, as pessoas precisam desenvolver competências e habilidades, a fim de poder atuar estrategicamente e alinhadas ao negócio da organização.
Nesse contexto, o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas visa propiciar aos participantes conceitos e práticas relevantes em Recursos Humanos, de forma que os alunos estejam aptos a colaborarem com suas organizações, aprimorando suas performances e, inclusive, tornando-se profissionais potencias para ocuparem posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Cargos, Carreiras e Remuneração (36h)
• Fundamentos de Marketing, Endomarketing e Marketing de Relacionamento (36h)
• Psicologia Social e Gestão de Pessoas (36h)
• Introdução à Gestão (36h)
• Capacitação e desenvolvimento de pessoas (36h)
• Gestão Estratégica do Conhecimento (36h)
• Sistema de Apoio à Tomada de Decisão e Negociação (36h)
• Atração e Seleção de Pessoas (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I (9h)
• Seminário II (9h)
• Seminário III(9h)
• Seminário IV (9h)

submit

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Abertas as inscrições para iniciar em MARÇO DE 2018 

 

Em 1984, a Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC), mantenedora das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), após, desde o ano de 1964, oferecer cursos de graduação em diversas áreas, funda a Coordenadoria de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa (CEPOPE).

A CEPOPE é responsável pelo funcionamento de cursos de pós-graduação nas áreas de EducaçãoCiências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Ambientais e Letras. Também é responsabilidade deste braço das faculdades os projetos de extensão e inovação (através de cursos e eventos), as atividades de pesquisa científica (através do Programa de Iniciação Científica das FIC, o PIC-FIC) e responsabilidade social (com os cursos livres comunitários).

Desde sua fundação, a CEPOPE sempre manteve a preocupação com a seleção de seus professores e elaboração de seus projetos pedagógicos e, com profissionais altamente titulados (especialistas, mestres, doutores e pós-doutores), recursos materiais de ponta (biblioteca física e virtual, auditórios, laboratórios e salas de aula equipadas) e proposta de ensino frequentemente atualizada e revisada, fornece uma formação completa, tanto para a vertente da pesquisa científica, quanto para a vertente das práticas profissionais.

Nos egressos dos cursos de pós-graduação da FEUC, contamos com renomados pesquisadores em âmbito nacional, gestores de instituições reconhecidas, professores universitários de sucesso, funcionários públicos de destaque e tantos outros casos de sucesso.

O mercado de trabalho e o meio acadêmico estão cada vez mais exigentes e um curso de especialização, sem dúvidas, garante:

  1. Aprofundamento e revisão dos conteúdos da graduação;
  2. Pontuação em provas de títulos de concursos públicos;
  3. Profissionalização em novas áreas do conhecimento;
  4. Contatos profissionais com pessoas de diversas áreas;
  5. Refinamento das práticas de pesquisa e preparação para cursos de mestrado e doutorado;
  6. Destaque no currículo profissional frente a demais concorrentes;

Na CEPOPE, são oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) com duração mínima de 12 meses, regular de 16 meses e máxima de 24 meses. O plano regular de pagamento e fluxo do curso é de 16 meses, mas é possível adiantamento do curso para término no primeiro ano.

Ao optar por um curso na CEPOPE, a partir de 2018, você terá as aulas regulares uma vez por semana e, ao longo do ano de curso, participará de 10 Seminários de Pesquisa agendados que constituirão uma disciplina de Teorias e Práticas Profissionais. Cada disciplina regular conta com uma carga horária de 25 horas distribuídas em uma média de cinco encontros cada. Além disso, ao término da pós-graduação, normalmente em janeiro, haverá uma atividade prática do curso. As disciplinas de Didática do Ensino Superior (que visa à preparação para o magistério superior) e Metodologia de Pesquisa (que visa à orientação para a pesquisa, elaboração de projetos e definição do TCC) serão oferecidas na modalidade EAD num ambiente virtual inovador e interativo. Os tutores das disciplinas EAD terão aulas presenciais com as turmas e disponibilidade para atendimento presencial.

Saiba mais sobre os nossos cursos de pós-graduação navegando pelos menus do lado esquerdo da sua tela e, caso queira conversar, agende um horário conosco pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Venha estudar na FEUC e saia na frente!

 

Prof. Victor Ramos da Silva

Coordenador de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa.

 

 

LEIA ESSA MATÉRIA SOBRE OS CASOS DE SUCESSO DE NOSSOS ALUNOS - PÓS-GRADUAÇÃO:UM PASSO QUE MUDA VIDAS


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

O curso se destina aos profissionais graduados nas áreas de Administração, Engenharia ou Contabilidade, que queiram se aprimorar na área de Gestão de Sistemas de Informação e/ou que pretendem lecionar no magistério superior.

Justificativa / Objetivos do Curso

O curso objetiva preparar profissionais para gerenciar o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de sistemas de informação. Os egressos do curso estarão aptos para perceber a necessidade de uso de sistemas de informação, que apóiem decisões estratégicas, táticas e operacionais em organizações. Eles serão capazes de planejar, liderar o desenvolvimento e implantar sistemas, que façam amplo uso de tecnologias da informação. O curso também habilita o egresso para lecionar no magistério superior.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Gestão de Segurança da Informação (36h)
• Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Informação (36h)
• Psicologia Social e Gestão de Pessoas (36h)
• Introdução à Gestão (36h)
• Tecnologia Aplicada à Capacitação ao Desenvolvimento de Pessoas (36h)
• Gestão Estratégica do Conhecimento (36h)
• Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão (36h)
• Gestão de Projetos de Sistemas de Informação (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Empreendedores, gestores ou analistas, com formação em áreas variadas, tais como administração, economia, marketing e afins, e que pretendam alavancar seu desempenho através da aquisição de conhecimentos em gestão.

Justificativa / Objetivos do Curso

Com a economia brasileira despontando como um dos principais vetores de crescimento mundial e com a melhora da situação socioeconômica interna, a tendência é que as empresas cresçam e novas venham a existir. Especificamente no Rio de Janeiro, ressalte-se que além de ser o segundo estado em importância econômica do país, tende a ter seu ambiente de negócios ainda mais impulsionado do que a média nacional pelo advento da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Nesse contexto, o curso visa municiar os participantes de conceitos e técnicas relevantes em gestão de forma que os egressos estejam aptos a colaborarem com suas organizações ao maximizarem suas performances, inclusive se tornando elegíveis para posições em nível de gestão.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Fundamentos de Marketing, Endomarketing e Marketing de Relacionamento (36h)
• Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Informação (36h)
• Psicologia Social e Gestão de Pessoas (36h)
• Introdução à Gestão (36h)
• Gestão de Sistemas Contábeis e Financeiros (36h)
• Gestão de Custo (36h)
• Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão e Negociação (36h)
• Gestão de Serviços e Projetos (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

O curso MBA em Gestão Acadêmica Educacional destina-se, especialmente, aos egressos de cursos de licenciatura, em suas diferentes áreas, aos pedagogos e aos profissionais com formação superior que já atuam nos ambientes escolares e pretendem melhorar o seu conhecimento sobre gestão.

Justificativa / Objetivos do Curso

A oferta de ensino, no segmento básico e superior, tem crescido e precisa crescer muito mais em nosso país. Com ela cresce também a demanda por profissionais capazes de gerenciar os vários espaços de trabalho das escolas, faculdades, centros universitários e universidades. A gestão dos espaços escolares vem sendo supridas por profissionais egressos, principalmente, de cursos de Pedagogia, da habilitação de gestão/administração. As Faculdades Integradas Campo-Grandenses se posicionam como uma instituição formadora de profissionais para ambientes escolares. Desse modo, não poderia deixar de contemplar este espaço de formação. O curso MBA em Gestão Educacional tem como propósito maior a formação de profissionais capazes de gerenciar áreas ou dirigir instituições de ensino, sejam elas de ensino básico ou superior. Especificamente, pretende-se que os egressos percebam as instituições de ensino como sistemas complexos, dotados de subsistemas técnicos, políticos e sociais e saibam conduzir os processos de trabalho frente a esta complexidade, subtraindo resultados que favoreçam a sobrevivência organizacional.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Fundamentos de Marketing, Endomarketing e Marketing de Relacionamento (36h)
• Organização do Sistema Educacional Brasileiro:Legislação, Estrutura e Funcionamento (36h)
• Psicologia Social e Gestão de Pessoas (36h)
• Introdução à Gestão (36h)
• Gestão de Sistemas Contábeis Financeiros (36h)
• Gestão de Custos (36h)
• Gestão de Serviços Educacionais (36h)
• Auto-Avaliação Institucional (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II(9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

 

Disponibilidade de Turmas:

Em breve.

 

Público-alvo

Graduados em curso superior reconhecido da área de Letras.

Justificativa / Objetivos do Curso

O curso de pós-graduação em Língua Portuguesa buscará aprofundar conhecimentos de tópicos fundamentais dentro da área específica, visando à qualificação do profissional de Letras, no que tange ao aprimoramento da atuação como professor de Língua Portuguesa e à capacidade de pesquisar.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

Filosofia do Ensino da Língua Materna x Língua Estrangeira(36h)
A Formação do Docente em Educação  (36h)
Morfologia e Sintaxe (36h)
História, História da Língua e Produções Culturais (36h)
• Teoria e Prática de Texto (36h)
Fonética e Fonologia (36h)
Educação Inclusiva (36h)
Análise do Discurso e Semântica (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II(9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Graduados em Letras Português/Inglês; Graduados em Complementação Pedagógica, portadores de Teste de Proficiência em Língua Inglesa reconhecido.

Justificativa / Objetivos do Curso

O curso justifica-se por dar oportunidade ao pós-graduando de efetuar um estudo mais profundo e detalhado da Língua Inglesa e suas literaturas, suplementando o conhecimento adquirido na graduação; além de fomentar a pesquisa científica, oferecendo o suporte necessário para a discussão acadêmica e a produção própria, transpondo seu principal objetivo, de formar especialistas, servindo, ainda, de base para estudos posteriores mais avançados.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Linguística Aplicada (36h)
• Filosofia do Ensino da Língua Inglesa (36h)
• Produções Culturais (36h)
• Literaturas Comparadas (36h)
• Atividades de Prática Oral (36h)
• >Atividades de Prática Escrita (36h)
• Análise do Discurso (36h)
• Sintaxe (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II(9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Graduados em curso superior reconhecido da área de Ciências Humanas e afins.

Justificativa / Objetivos do Curso

Este curso tem como objetivo primordial o preenchimento de uma grave lacuna na formação dos licenciados em História no tocante à pesquisa e à não-formação de bacharéis. A ênfase dada à pesquisa e, mais notadamente, à História Local e Regional, valendo-se de toda uma metodologia e um arsenal teórico atualizados, deve-se ao fato de que desejamos conjugar a formação de licenciados com aquela de pesquisadores, de forma a possibilitar um melhor desenvolvimento do trabalho de professores e, também, destruir a dicotomia negativa de ensino e pesquisa, como se fossem dois universos estanques e não comunicáveis.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

• Sociedade e Cultura no Brasil República I (36h)
• Rio de Janeiro: Leituras de uma Cidade (36h)
• Relações Culturais entre a África e a América no Contexto do Atlântico (séc. XVI a XIX) (36h)
• Nação e Cidadania no Império e na Primeira República (36h)
• Sociedade e Cultura no Brasil República (pós 45) (36h)
Bases Conceituais e Históricas: Teoria e Investigação (36h) 
Sociedade e Cultura na América Portuguesa e Brasil Monárquico (36h) 
Educação Inclusiva (36h) 
• Didática do Ensino Superior I (9h) 
• Didática do Ensino Superior II(9h) 
• Didática do Ensino Superior III (9h) 
• Didática do Ensino Superior IV (9h) 
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h) 
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h) 
• Seminário III - Projeto (9h) 
• Seminário IV - Monografia (9h)


 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Profissionais graduados da área de Educação em geral.

Justificativa / Objetivos do Curso

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de compreender o processo histórico e social da Educação Infantil e de desenvolver o trabalho pedagógico nos âmbitos da docência e da gestão educacional em creches e pré-escolas.

Disciplinas

Em breve.

submit

A Parceria Escola-Família como Elemento Essencial ao Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (36h)
• A formação do docente em Educação (36h)
• Políticas Públicas para a Educação Infantil e Educação Especial (36h)
• Fundamentos Históricos e Sociais da Educação Infantil e Educação Especial (36h)
Desejo de Aprender e Problemas de Aprendizagem (36h)
• Abordagens Pedagógicas das Teorias de Aprendizagem (36h)
• Desenvolvimento e Aprendizagem em Crianças de 0 a 6 anos (36h)
• Adaptações Curriculares e Avaliativas (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II(9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

 

Público-alvo

Profissionais graduados da área de Educação em geral.

Justificativa / Objetivos do Curso:

O curso tem como objetivo proporcionar a formação de profissionais capazes de compreender os fundamentos históricos, sociais e legais da Educação Especial e desenvolvam saberes e práticas efetivas de atendimento às pessoas deficientes em diferentes espaços.

Disciplinas

Em breve.

 

submit

 

A Parceria Escola-Família como Elemento Essencial ao Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação  (36h)
• A Formação do Docente em Educação (36h)
• Políticas Públicas para Educação Infantil e Educação Especial (36h)
• Fundamentos Históricos e Sociais da Educação Especial e Educação Infantil (36h)
Desejo de Aprender e Dificuldades de Aprendizagem  (36h)
• Os Diferentes Tipos de Deficiências : Caracterização e Práticas Educativas (36h)
• Educação Inclusiva (36h)
• Adaptações Curriculares e Avaliativas (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

Público-alvo

Profissionais em educação, gestores ou consultores de diversas áreas do conhecimento (Curso Superior) que atuem na área ambiental ou socioambiental voltada para a questão da Educação formal e não formal, desenvolvendo ou implementando projetos (públicos e/ou privados), práticas docentes ou atividades relacionadas à Agenda21.

Justificativa / Objetivos do Curso

Desde 1999 a Política Nacional da Educação Ambiental (PNAE) reconhece, a educação ambiental como um componente urgente, essencial e permanente em todo processo educativo, formal e/ou não-formal, como orientam os Artigos 205 e 225 da Constituição Federal. Em face dessa exigência, sente-se cada vez mais falta de profissionais aptos a atuar nos diversos campos da Educação Ambiental, e é visando atender essa demanda que as Instituições de Ensino Superior, principalmente aquelas voltadas para a Licenciatura, empreendem esforços para abrir espaços para formação de profissionais qualificados, sobretudo com ofertas de ofertas de cursos de pós-graduação voltados para a capacitação dos diversos profissionais interessados em desenvolver práticas, projetos e ensino nesta área.

Disciplinas

Em breve.

submit

Tópicos da História e Educação Ambiental(36h)
A Formação do Docente em Educação (36h)
• Problemas Ambientais e Agenda 21 (36h)
• Sustentabilidade Ambiental (36h)
Bases Conceituais e Históricas: Teoria e Investigação  (36h)
• A Questão Ambiental (36h)
Educação Inclusiva (36h)
• Análise Ambiental (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 


Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Em breve.

Disponibilidade de Turma:

Em breve.

Público-alvo

Profissionais graduados da área de Educação em geral.

Justificativa / Objetivos do Curso

O objetivo deste curso é constituir um espaço adequado à formação continuada de professores, fornecendo-lhes os princípios fundamentais da coordenação pedagógica e da supervisão educacional.

Disciplinas

Em breve.

submit

• Gestão de Pessoas (36h)
• Introdução à Gestão (36h)
• Org. do Sistema Educacional Brasileiro: Legislação, Estrutura e Funcionamento (36h)
A Parceria Escola-Família como Elemento Essencial ao Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação  (36h)
• Fund. da Supervisão Educacional e da Coordenação Pedagógica: Teoria e Prática I (36h)
• Fund. da Supervisão Educacional e da Coordenação Pedagógica: Teoria e Prática II (36h)
• 
Abordagens Pedagógicas das Teorias de Aprendizagem (36 h)
• Educação Inclusiva (36h)
• Didática do Ensino Superior I (9h)
• Didática do Ensino Superior II (9h)
• Didática do Ensino Superior III (9h)
• Didática do Ensino Superior IV (9h)
• Seminário I - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário II - Métodos e Técnicas de Estudo (9h)
• Seminário III - Projeto (9h)
• Seminário IV - Monografia (9h)

 

 

1. Referencias normativas para elaboração da monografia.

 

abnt.JPG

   www.abnt.org.br

 

 

2. Para consultar as regras digitais da ABNT, vá à biblioteca e solicite a um funcionário que abra o ambiente da ABNT.

 

3. Consulte também a ferramenta para construção de referências on line que se encontra disponível nos computadores da biblioteca, ícone "referências on line".

 

4. Veja aqui modelos para Folha de Aprovação Folha de Rosto.

 

Coordenação da CEPOPE: Gabriela dos Santos Barbosa

Secretária da CEPOPE: Roseane Barbosa

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de funcionamento da CEPOPE:

Dias

Horários

Segunda-feira

08h às 21h

Terça-feira

08h às 21h

Quarta-feira

08h às 21h

Quinta-feira

08h às 21h

Sexta-feira

08h às 21h

Sábado

08h às 12h


Horário da Coordenação:

Segunda-feira : 14h as 19h