alessandra

Professora e Pesquisadora Alessandra Senna

 

Graduada em Licenciatura Plena em História pelas FIC/RJ. Pós-graduada em História social e cultura do Brasil FIC/RJ. Mestra em História social, cultural e do trabalho pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. Lecionou como docente titular na Faculdade de Filosofia, letras e Ciências de Duque de Caxias – FEUDUC, ministrando aulas nas disciplinas especificas do curso de História e em disciplinas pedagógicas como Didática, Metodologia Cientifica e Sociologia da educação, na modalidade EaD, semi presencial. Atualmente é professora no curso de pós graduação em Historia social e cultural do Brasil na Faculdade Unificada Campograndense -FEUC.

 André

Professor mestre André Oliveira

 

Graduação em física e computação pela UFRRJ, mestre em física de partículas pelo CBPF, doutorando em ciências no IME. Atua como professor no C.E. erich Walter Heine, na graduação da FEUC nos cursos de administração, matemática e sistemas de informações, além de ministrar no MBA em gestão de segurança da informação na pós graduação da FEUC. Experiência em projetos educacionais com alguns prêmios recebidos. Experiência com orientação de projetos científicos e TCC s. Experiência em construção de software e administração de empresas.

 Bruna

Professora Mestre Bruna Mayara Batista Rodrigues

 

A Professora Bruna Mayara Batista Rodrigues é doutoranda em Educação com especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possui especialização em Matemática para professores do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC) e é graduada em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Possui experiência no Ensino Básico e no Ensino Superior, atuando como professora de Matemática na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e na Fundação Educacional Unificada Campograndense nos cursos de graduação em Matemática, Pedagogia e Administração, além da pós-graduação em Teoria e Prática do Ensino de Matemática.

 celia

Professora Doutora Célia Maria Pacheco Cruz

 

Possui graduação em Pedagogia pela Associação do Ensino Superior São Judas Tadeu nas Habilitações de Orientação Educacional e Magistério, Educação Especial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ. Pós-graduações em Gestão Estratégica, Psicomotricidade e Docência Superior   pela UCAM e Língua Inglesa Aplicada ao Mercado de Trabalho no UNISUAM. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Americana. Foi Diretora Substituta e professora da Escola Técnica Maracanã -Funcefet por 7 anos. Também atuou como professora na Universidade Nova Iguaçu - UNIG por 11 anos. Experiência administrativa, financeira no Banco Chase Manhattan e Cyanamid Química do Brasil num total de 20 anos . Experiência de quinze anos de trabalho com Capacitações e trabalhos sociais pedagógicos na Ong Ceaca-Vila. Atualmente a professora Célia atua nos programas de MBA da CEPOPE e a frente da disciplina de Didática do Ensino Superior.

 sheila

Professora Doutora e mestre Claudia Atanazio Valentim

 

Doutora e mestre em Literatura (UFRJ) há mais de 10 anos. Tem experiência docente superior a 20 anos na Educação Básica Pública e no Ensino Superior, em nível de graduação e pós-graduação, tendo, também, orientado mais de 100 trabalhos de conclusão de curso e exercido funções de coordenação de pós-graduações e de curso de graduação em Letras. Claudia desenvolve pesquisas na área de romance epistolar e literatura e educação, com número expressivo de publicações. Atualmente, ela atua como professora titular do curso de especialização em Estudos Literários e em disciplinas da área de Literatura, Mídia e Outras Linguagens junto à CEPOPE. Além disso, exerce função de Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Ensino.

 claudia-miranda

Professora Mestre Claudia C. Carvalho de Miranda


Mestre em Educação pela UERJ. Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Psicomotricidade. Graduada em Pedagogia pela UERJ. É Professora Convidada da Universidade Castelo Branco (UCB), do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG), da Faculdade Integrada A Vez do Mestre (AVM/UCAM), ministrando aulas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora de Ensino Superior da Fundação Educacional Campograndense/Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FEUC/FIC), ministrando aulas na Graduação de Pedagogia e cursos de Licenciaturas. Foi Coordenadora de Área (Pedagogia) do PIBID/CAPES. Professora aposentada da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), onde exerceu, por trinta e dois anos, diferentes funções, como docente, Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta de Unidade Escolar.

Atualmente, a professora Claudia Miranda atua, na CEPOPE, com disciplinas das áreas de educação e saúde, no Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 

 Diogo

Professor Doutor Diogo da Silva Cardoso
Doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no PPGG/UFRJ, com pesquisa sobre a área histórica da Fazenda de Santa Cruz e na qual propõe uma nova teoria para a análise espacial e uma reflexão sobre a abordagem etnográfica na ciência geográfica. Além da pesquisa e docência em Geografia, também trabalha com projetos culturais voltados para o desenvolvimento local. Áreas de interesse: desenvolvimento local, crítica cultural, políticas públicas e gestão governamental, patrimônio cultural e ambiental, instituições culturais e processos de salvaguarda


Atualmente, o professor Diogo atua, na CEPOPE, com disciplinas relacionadas aos estudos sobre Rio de Janeiro e Meio Ambiente.

 Éder

Professor Mestre Éder Nicolau A. Venâncio.

 

Mestre em Estudos de linguagem (Teoria e análise linguística) pela UFF, especialista em Gestão escolar e licenciado em Letras. Atualmente, desenvolve trabalhos pela CEPOPE, com disciplinas, orientações e seminários relacionados à Morfossintaxe da língua portuguesa e a teorias gerais da Linguística, e pela SME-RJ, como professor de Língua Portuguesa. Em pesquisas, atua, principalmente, nas áreas de Linguística cognitivo-funcional, Sociolinguística, Semântica e pragmática, Morfossintaxe da língua portuguesa, Análise do discurso e Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa.

 Jose-Ricardo

Professor Doutor José Ricardo Dordron de Pinho

Doutor em Língua Espanhola pela UFRJ.   Professor de Português e de Espanhol da FEUC (Graduação e Especialização) e de Espanhol do Colégio Pedro II, onde também atua como Coordenador Pedagógico do Campus Realengo II e Substituto Eventual do Coordenador Geral do Curso de Espanhol. Suas pesquisas tratam, principalmente, do ensino da pronúncia e do tratamento da variação linguística na aula de línguas. Possui diversos trabalhos publicados e tem longa experiência em orientação de TCC. Também atuou em três edições do PNLD, como leitor crítico, avaliador e coordenador adjunto.


Atualmente, o professor José Ricardo atua, na CEPOPE, com disciplinas da área de Variação Linguística, Fonética e Fonologia nos programas de pós-graduação em Língua Portuguesa e Espanhola.

 Leila

Professora Especialista Leila Queiroz Evaristo da Silva

 

Neuroeducadora pela Estácio/SP, Psicopedagoga Clínica e Institucional e licenciada em Pedagogia, pela FEUC. Atua como professora do curso em Psicopedagogia Clinica na FEUC, sendo responsável pelas atividades de Estágio Orientado. É Agente de Educação Especial na 7ª CRE da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Coordena o departamento de pós-graduação da Faculdade Sinapses. Foi fundadora do Projeto Promova: Espaço Psicopedagógico em Campo Grande. Leila é professora há, aproximadamente, vinte anos, já tendo atuado como coordenadora de Orientadores Educacionais, Orientadora Educacional, diretora de escola e outras funções no magistério público e privado.

 Roberta

Professora Especialista Roberta Angelo Monteiro

 

È fonoaudióloga pela UVA e psicopedagoga pela Cândido Mentes, tendo realizado parte de seus estudos da graduação na Universidade de Gent, na Bélgica. Possui pós-graduação em fonoaudiologia educacional. È pós-graduanda em neuropsicologia (IBMR). Atualmente trabalha com distúrbios da linguagem e aprendizagem tanto de modo preventivo quanto remediativo no âmbito clínico. É coordenadora da equipe multidisciplinar FonoCom situada em Campo Grande, RJ onde realiza avaliação fonoaudiológica, psicopedagógica e multidisciplinar juntamente com serviço de psicologia, psicomotricidade e terapia ocupacional, além disso, trabalha com acompanhamento terapêutico, orientação parental e educacional dos transtornos de linguagem e aprendizagem. Na CEPOPE, a professora Roberta Angelo atua com disciplinas das áreas de saúde educação no Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 sheila

Professora mestre Sheila Venancia

 

Mestrado em Ensino pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pedagoga graduada pela UERJ com habilitação em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio e Educação Especial. Pós graduada em Deficiência Mental pela UniRio, em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará e em Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ. Componente da Coordenação Pedagógica do Curso de Especialização em EJA na Diversidade e Inclusão Social. Professora do Curso de Pós Graduação em Educação Especial da FEUC/RJ. Professora das Redes Estadual e Municipal de Educação do RJ. Integrante do grupo de pesquisa do Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar : práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ)

 victor

Professor Mestre Victor Ramos da Silva

Mestre em Estudos de Linguagem (Psicolinguística e Bilinguismo) pela UFF. Possui, também, especialização em Gestão Educacional, Licenciatura em Letras e Certificado Internacional sobre práticas de Ensino de Inglês. Atua nas áreas de Neurociências,   Morfossintaxe da Língua Inglesa sob a abordagem neuropsicolinguística e na formação e treinamento de professores de idiomas.


Atualmente, o professor Victor atua, na CEPOPE, com disciplinas da área do ensino de línguas, gramática avançada da língua inglesa e neurociências, além de desempenhar a função de Coordenador dos programas de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa.

 

Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 sextas-feiras agendadas ao longo do curso

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Graduados em Letras Português/Espanhol; Graduados em Complementação Pedagógica, portadores de Teste de Proficiência em Língua Espanhola reconhecido.

Justificativa / Objetivos do Curso

O curso se justifica por dar oportunidade ao pós-graduando de efetuar um estudo mais profundo e detalhado da Língua Espanhola, aspectos da cultura hispânica e abordagens pedagógicas, suplementando o conhecimento adquirido na graduação; além de fomentar a pesquisa científica, oferecendo o suporte necessário para a discussão acadêmica e a produção própria, transpondo seu principal objetivo, de formar especialistas, servindo, ainda, de base para estudos posteriores mais avançados.

Disciplinas
posgraduacao-lingua-espanhola


 

OBSERVAÇÃO: As disciplinas específicas deste curso são ministradas em Língua Espanhola.



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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 sextas-feiras agendadas ao longo do curso

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Profissionais da Educação portadores de diploma de graduação.

Justificativa / Objetivos do Curso

Com as políticas nacionais de inclusão e os avanços conquistados pela comunidade surda, o conhecimento fundamental da Língua Brasileira de Sinais é premente para os diversos campos em que a educação contribui. Dessa maneira, este curso, de caráter inovador, oferece a possibilidade de formar profissionais com sólidos conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais, seu ensino, tradução e interpretação.

Disciplinas

posgraduacao-lingua-brasileira-sinais-quinta



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1. POSSIBILIDADES DE INGRESSO:

Os cursos são organizados em dois semestres independentes:

  1. de março a julho
  2. de agosto a janeiro

 

Em 2018, o início do primeiro semestre será na segunda semana de março e o segundo semestre terá início na segunda semana de agosto.

 

É possível, contudo, entrar entre uma disciplina e outra ao longo dos dois semestres, desde que o candidato passe por uma entrevista com a coordenação e não tenha a disciplina anterior como pré-requisito.

 

Os calendários gerais das turmas aparecem no próximo item.

 

2. CALENDÁRIOS GERAIS:

 

2.1 TURMAS DE SEGUNDA-FEIRA

 

2.2 TURMAS DE TERÇA-FEIRA

 

2.3 TURMAS DE QUARTA-FEIRA

 

2.4 TURMAS DE QUINTA-FEIRA

 

2.5 TURMAS DE SÁBADO

 

2.6 TURMA DE SEGUNDA E TERÇA-FEIRA (PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA)

 

 

3. HORÁRIO DAS AULAS:

Turmas da noite – das 18:20 às 21:50 (dias da semana)

Turmas da manhã – das 8:20 às 11:50 (sábados)

 

4. TURMAS EM ANDAMENTO COM VAGAS PARA INGRESSANTES:

A) Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional

(terças-feiras, das 18:20 às 21:50 + datas agendadas)

 

B) Educação Especial - Fundamentos e Práticas

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

C) Educação Infantil: Gestão em Prática Pedagógica em Creche e Pré-Escola

(sábados, das 8:20 às 11:50+ datas agendadas)

 

D) Língua Portuguesa – TURMA A

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

E) MBA em Gestão Educacional

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

F) MBA em Gestão de Negócios – TURMA A

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

G) MBA em Gestão de Sistemas de Informação – TURMA A

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

H) MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – TURMA A

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

I) Psicopedagogia Institucional

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

J) Teoria e Prática do Ensino de Matemática

(segundas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

K) Psicopedagogia Clínica

(segundas e terças-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

 

5. TURMAS COM PREVISÃO DE ABERTURA E COM VAGAS PARA INGRESSANTES:

A) Estudos Literários

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

B) Língua Inglesa

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

C) Língua Brasileira de Sinais

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

D) Educação Ambiental

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

E) História Social e Cultural do Brasil – TURMA A

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

F) História Social e Cultural do Brasil – TURMA B

(sábados, das 8:20 às 11:50+ datas agendadas)

 

G) História Social e Cultural do Brasil

(quintas-feiras, das 18:20 às 21:50+ datas agendadas)

 

H) Língua Portuguesa – TURMA A

(sábados, das 8:20 às 11:50+ datas agendadas)

 

I) MBA em Gestão de Sistemas de Informação – TURMA B

(sábados, das 8:20 às 11:50+ datas agendadas)

 

J) MBA em Gestão de Pessoas – TURMA B

(sábados, das 8:20 às 11:50+ datas agendadas)

 

K) MBA em Gestão de negócios – TURMA B

(sábados, das 8:20 às 11:50+ datas agendadas)

 

L) Pedagogia Empresarial

(sábados, das 8:20 às 11:50+ datas agendadas)


Carga Horária

660 horas/aula

Dias / Horários

Segundas-feiras, das 19:00 às 21:50 (disciplina de Estágio e Prática Profissional), Terças-feiras, das 18:20 às 21:50 (disciplinas regulares do curso) e 10 sextas-feiras agendadas ao longo do curso.

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

Público-alvo

O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica se destina a profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Licenciatura Plena e afins, que deverão atuar no sentido de contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem detectadas no aprendente, assim como contribuir para a melhoria das inter-relações entre os profissionais de educação que atuam na instituição escolar.

Justificativa / Objetivos do Curso

A necessidade de avaliar, diagnosticar e acompanhar clinicamente crianças, adolescentes, jovens e adultos que apresentam diferenciada dificuldades de aprendizagem e a necessidade de observar, avaliar e intervir no processo de aprendizagem dos mesmos numa instituição (escolar, empresarial e outros) faz com que a atuação do psicopedagogo seja de grande valia, oferecendo e possibilitando meios para que este processo de desenvolvimento da aprendizagem seja prazeroso e atenda as necessidades individuais numa inter-relação favorável para todos os envolvidos neste processo. Sendo assim, justifica-se o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica que tem como objeto de estudo o ser cognicente, o aprendente e o aprendiz, contribuindo para a superação gradual das dificuldades de aprendizagem e interferindo nos aspectos cognitivo, afetivo e social para o desenvolvimento da aprendizagem.

Disciplinas

posgraduacao-psicopedagogia-clinica

 

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias e Horários:

TURMA A – Segundas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

TURMA B – Sábados, das 8:20 às 11:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Graduados em curso superior reconhecido da área de Matemática.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

Visando à formação continuada do profissional do Ensino Fundamental e Médio, o curso destina-se a aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais em tópicos fundamentais relativos à Matemática e apresentar novas tecnologias educacionais.

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

Turma A

Turma B

 

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Portadores de diploma de graduação de uma maneira geral, e, em especial, pedagogos, psicólogos, professores, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas e psicanalistas.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

Considerando a importância do trabalho psicopedagógico, especialmente no momento em que a nova legislação educacional estadual o classifica, o curso tem por objetivo capacitar profissionais na área institucional para a análise, o diagnóstico e a intervenção no processo educativo a fim de garantir o sucesso dos processos de aprendizagem.

 

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Sábados, das 8:20 às 11:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Profissionais graduados de diversos segmentos que atuam ou pretendem trabalhar na área de desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem profissional continuada. Profissionais da área administrativa e de recursos humanos.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

Onde houver uma prática educativa existe aí uma ação pedagógica. Os espaços de educação não escolares vêm confirmar esse fato demonstrando que a atuação do pedagogo em empresas, museus, ONGs, hospitais, entre muitos outros espaços é uma realidade que precisa ser estudada e problematizada. O profissional da educação tem a sua frente um cenário de atuação que não se restringe mais aos muros da escola. O curso busca instrumentalizar profissionais para atuação na área de gestão de pessoas, coordenando equipes, prestando consultoria interna relacionada ao treinamento e desenvolvimento nas organizações, bem como a implementação de programas de ação em relação à formação em serviço e aperfeiçoamento dos trabalhadores. Visa ainda oportunizar conhecimentos teóricos sobre processo educacional, desenvolvimento humano e o processo de aprendizagem profissional continuada e propiciar conhecimentos, técnicas e práticas aos profissionais que desejam ampliar sua visão de aprendizado nas organizações.

 

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Profissionais graduados da área de Educação em geral. Profissionais da área de Recursos Humanos nos mais diversos níveis hierárquicos. Profissionais com formação superior variada, que necessitam de conhecimentos diferenciados aplicados à gestão de Recursos Humanos. Empreendedores com interesse em desenvolver técnicas gerenciais para seus próprios negócios ou para a empresa em que atuam.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

A oferta de ensino, no segmento básico e superior, tem crescido e precisa crescer muito mais em nosso país. Com ela cresce também a demanda por profissionais capazes de gerenciar os vários espaços de trabalho das escolas, faculdades, centros universitários e universidades. A gestão dos espaços escolares vem sendo supridas por profissionais egressos, principalmente, de cursos de Pedagogia, da habilitação de gestão/administração. As Faculdades Integradas Campo-Grandenses se posicionam como uma instituição formadora de profissionais para ambientes escolares. Desse modo, não poderia deixar de contemplar este espaço de formação. O curso MBA em Gestão Educacional tem como propósito maior a formação de profissionais capazes de gerenciar áreas ou dirigir instituições de ensino, sejam elas de ensino básico ou superior. Especificamente, pretende-se que os egressos percebam as instituições de ensino como sistemas complexos, dotados de subsistemas técnicos, políticos e sociais e saibam conduzir os processos de trabalho frente a esta complexidade, subtraindo resultados que favoreçam a sobrevivência organizacional.

 

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

 

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PÓS-GRADUAÇÃO

Abertas as inscrições para iniciar em MARÇO DE 2018 

 

Em 1984, a Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC), mantenedora das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), após, desde o ano de 1964, oferecer cursos de graduação em diversas áreas, funda a Coordenadoria de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa (CEPOPE).

A CEPOPE é responsável pelo funcionamento de cursos de pós-graduação nas áreas de EducaçãoCiências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Ambientais e Letras. Também é responsabilidade deste braço das faculdades os projetos de extensão e inovação (através de cursos e eventos), as atividades de pesquisa científica (através do Programa de Iniciação Científica das FIC, o PIC-FIC) e responsabilidade social (com os cursos livres comunitários).

Desde sua fundação, a CEPOPE sempre manteve a preocupação com a seleção de seus professores e elaboração de seus projetos pedagógicos e, com profissionais altamente titulados (especialistas, mestres, doutores e pós-doutores), recursos materiais de ponta (biblioteca física e virtual, auditórios, laboratórios e salas de aula equipadas) e proposta de ensino frequentemente atualizada e revisada, fornece uma formação completa, tanto para a vertente da pesquisa científica, quanto para a vertente das práticas profissionais.

Nos egressos dos cursos de pós-graduação da FEUC, contamos com renomados pesquisadores em âmbito nacional, gestores de instituições reconhecidas, professores universitários de sucesso, funcionários públicos de destaque e tantos outros casos de sucesso.

O mercado de trabalho e o meio acadêmico estão cada vez mais exigentes e um curso de especialização, sem dúvidas, garante:

  1. Aprofundamento e revisão dos conteúdos da graduação;
  2. Pontuação em provas de títulos de concursos públicos;
  3. Profissionalização em novas áreas do conhecimento;
  4. Contatos profissionais com pessoas de diversas áreas;
  5. Refinamento das práticas de pesquisa e preparação para cursos de mestrado e doutorado;
  6. Destaque no currículo profissional frente a demais concorrentes;

Na CEPOPE, são oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) com duração mínima de 12 meses, regular de 16 meses e máxima de 24 meses. O plano regular de pagamento e fluxo do curso é de 16 meses, mas é possível adiantamento do curso para término no primeiro ano.

Ao optar por um curso na CEPOPE, a partir de 2018, você terá as aulas regulares uma vez por semana e, ao longo do ano de curso, participará de 10 Seminários de Pesquisa agendados que constituirão uma disciplina de Teorias e Práticas Profissionais. Cada disciplina regular conta com uma carga horária de 25 horas distribuídas em uma média de cinco encontros cada. Além disso, ao término da pós-graduação, normalmente em janeiro, haverá uma atividade prática do curso. As disciplinas de Didática do Ensino Superior (que visa à preparação para o magistério superior) e Metodologia de Pesquisa (que visa à orientação para a pesquisa, elaboração de projetos e definição do TCC) serão oferecidas na modalidade EAD num ambiente virtual inovador e interativo. Os tutores das disciplinas EAD terão aulas presenciais com as turmas e disponibilidade para atendimento presencial.

Saiba mais sobre os nossos cursos de pós-graduação navegando pelos menus do lado esquerdo da sua tela e, caso queira conversar, agende um horário conosco pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Venha estudar na FEUC e saia na frente!

 

Prof. Victor Ramos da Silva

Coordenador de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa.

 

 

LEIA ESSA MATÉRIA SOBRE OS CASOS DE SUCESSO DE NOSSOS ALUNOS - PÓS-GRADUAÇÃO:UM PASSO QUE MUDA VIDAS


Carga Horária

360 horas/aula

Dias e Horários:

Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Empreendedores, gestores ou analistas, com formação em áreas variadas, tais como administração, economia, marketing e afins, e que pretendam alavancar seu desempenho através da aquisição de conhecimentos em gestão.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

O curso objetiva preparar profissionais para gerenciar o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de sistemas de informação. Os egressos do curso estarão aptos para perceber a necessidade de uso de sistemas de informação, que apóiem decisões estratégicas, táticas e operacionais em organizações. Eles serão capazes de planejar, liderar o desenvolvimento e implantar sistemas, que façam amplo uso de tecnologias da informação. O curso também habilita o egresso para lecionar no magistério superior.

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

Turma B

 

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Empreendedores, gestores ou analistas, com formação em áreas variadas, tais como administração, economia, marketing e afins, e que pretendam alavancar seu desempenho através da aquisição de conhecimentos em gestão.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

Com a economia brasileira despontando como um dos principais vetores de crescimento mundial e com a melhora da situação socioeconômica interna, a tendência é que as empresas cresçam e novas venham a existir. Nesse contexto, o curso visa municiar os participantes de conceitos e técnicas relevantes em gestão de forma que os egressos estejam aptos a colaborarem com suas organizações ao maximizarem suas performances, inclusive se tornando elegíveis para posições em nível de gestão.

 

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

 

 

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Terças-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

O curso MBA em Gestão Acadêmica Educacional destina-se, especialmente, aos egressos de cursos de licenciatura, em suas diferentes áreas, aos pedagogos e aos profissionais com formação superior que já atuam nos ambientes escolares e pretendem melhorar o seu conhecimento sobre gestão.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

A oferta de ensino, no segmento básico e superior, tem crescido e precisa crescer muito mais em nosso país. Com ela cresce também a demanda por profissionais capazes de gerenciar os vários espaços de trabalho das escolas, faculdades, centros universitários e universidades. A gestão dos espaços escolares vem sendo supridas por profissionais egressos, principalmente, de cursos de Pedagogia, da habilitação de gestão/administração. As Faculdades Integradas Campo-Grandenses se posicionam como uma instituição formadora de profissionais para ambientes escolares. Desse modo, não poderia deixar de contemplar este espaço de formação. O curso MBA em Gestão Educacional tem como propósito maior a formação de profissionais capazes de gerenciar áreas ou dirigir instituições de ensino, sejam elas de ensino básico ou superior. Especificamente, pretende-se que os egressos percebam as instituições de ensino como sistemas complexos, dotados de subsistemas técnicos, políticos e sociais e saibam conduzir os processos de trabalho frente a esta complexidade, subtraindo resultados que favoreçam a sobrevivência organizacional.

 

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

TURMA A – Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

TURMA B – Sábados, das 8:20 às 11:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Graduados em curso superior reconhecido da área de Letras.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

O curso de pós-graduação em Língua Portuguesa buscará aprofundar conhecimentos de tópicos fundamentais dentro da área específica, visando à qualificação do profissional de Letras, no que tange ao aprimoramento da atuação como professor de Língua Portuguesa e à capacidade de pesquisar.

 

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

 

TURMA A

 

TURMA B

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Carga Horária

360 horas/aula

Dias / Horários

Quintas-feiras, das 18:20 às 21:50 + 10 Sextas-feiras agendadas.

 

Disponibilidade de Turma:

São dois ciclos semestrais (início, do primeiro, em março e, do segundo, em agosto), mas há possibilidades para entradas bimestrais sempre na troca de uma disciplina para a seguinte (consulte calendário e a secretaria).

 

Público-alvo

Graduados em Letras Português/Inglês; Graduados em Complementação Pedagógica, portadores de Teste de Proficiência em Língua Inglesa reconhecido.

 

Justificativa / Objetivos do Curso

O curso se justifica por dar oportunidade ao pós-graduando de efetuar um estudo mais profundo e detalhado da Língua Inglesa, aspectos da cultura anglo-saxônica e abordagens pedagógicas, suplementando o conhecimento adquirido na graduação; além de fomentar a pesquisa científica, oferecendo o suporte necessário para a discussão acadêmica e a produção própria, transpondo seu principal objetivo, de formar especialistas, servindo, ainda, de base para estudos posteriores mais avançados.

 

Disciplinas, Carga Horária Individual e Cronograma:

 

OBSERVAÇÃO: As disciplinas específicas deste curso são ministradas em Língua Inglesa.

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