Trabalho de conclusão de Curso

 

1.COMENTÁRIOS GERAIS 

No final de sua pós-graduação, você deverá produzir, sob as orientações de um dos professores das Faculdades, um trabalho de conclusão de curso no formato de artigo científico.

 

Você só poderá entregar a versão final de seu artigo científico na biblioteca quando não restar mais nenhuma pendência, isto é: documentações, cadastro ou disciplina a ser cursada.

 

A disciplina METODOLOGIA DE PESQUISA tem por função apresentar características gerais da pesquisa científica e, como trabalho final, conduzir e avaliar o projeto da pesquisa que você pretende conduzir para a produção de seu artigo científico.

 

Quando você e seu orientar, em conjunto, considerarem que o trabalho está pronto para ser submetido à avaliação de terceiros (atenção ao seu prazo final!), ele solicitará duas cópias do artigo e convidará um professor para ser o parecerista (ele avaliará o trabalho). Em um prazo de até dez dias após a entrega do trabalho, seu orientador agendará uma reunião com você e o parecerista para a arguição, orientações de ajuste e registro em ata do resultado final (nota). Após o resultado final, quando aprovado, você deverá fazer os ajustes finais, salvar o trabalho no formato PDF e entregá-lo na biblioteca da faculdade. Artigos de excelência poderão receber convite para publicação nas revistas científicas internas e externas com a coautoria do orientador.

 

2. INDICAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS:

a) ABNT NBR 6023 – Elaboração de Referências

b) ABNT NBR 6024 – Para numeração progressiva de seções

c) ABNT NBR 6028 – Procedimentos para elaboração de Resumo

d) ABNT NBR 10520 – Regras para apresentação de citações

e) IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. Ed. Rio de Janeiro, 1993

f) Código de Catalogação Anglo-Americano. 2. Ed. Ver. 2002. São Paulo: FEBAB, 2004

 

OBSERVAÇÕES SOBRE NORMAS TÉCNICAS E FORMATAÇÃO:

Para consultar as regras digitais da ABNT, vá à biblioteca e solicite a um funcionário que abra o ambiente da ABNT.

Consulte também a ferramenta para construção de referências online que se encontra disponível nos computadores da biblioteca, ícone "referências on-line". É possível, também, usar essa ferramenta através do site http://www.more.ufsc.br/

As obras de base teórica de seu TCC podem ser consultadas na biblioteca da instituição. Para saber a disponibilidade de obras e exemplares, antes mesmo de ir à biblioteca, faça sua consulta por meio do site www.visual4.com.br/feuc

 

3.MANUAL PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO:

MANUAL

 

4.MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO:

MODELO

 

5.PASSOS PARA A CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO:

I. ETAPAS INICIAIS

a) Conclua todas as disciplinas regulares com bom aproveitamento (a média mínima é 7.0)

b) Participe de, no mínimo, sete (dos dez) Seminários Temáticos da disciplina “Seminário de Práticas e Vivências” e produza um relatório geral dos encontros. Ele deve ser entregue ao seu professor orientador no dia em que entregar a versão final do TCC.

c) Participe da atividade curricular de janeiro (aulão)

d) Tenha frequência superior a setenta e cinco por cento

e) Obtenha aprovação nas disciplinas de Educação À Distância (EAD), Didática do Ensino Superior e Metodologia de Pesquisa

f) Mantenha sua documentação atualizada e completa

 

II. ETAPA DE PESQUISA

a) Procure um professor com quem tenha afinidade e apresente a ele o projeto de pesquisa que elaborou para a disciplina de Metodologia de Pesquisa

b) Vá a Reprografia da Instituição e solicite três cópias do documento TERMO DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO

c) Preencha, na secretaria geral das faculdades, junto com seu orientador. (Aproveite a oportunidade para confirmar seu prazo final). Entregue uma cópia na secretaria, mantenha uma cópia com você e devolva uma a seu orientador.

d) Pesquise seu tema dentro da metodologia escolhida

e) Produza por etapas e receba orientações ao longo delas. Seu orientador definirá com você a melhor maneira de lhe dar as orientações, mas, normalmente, são agendados, no mínimo três encontros de orientação.

f) Proceda com todos os ajustes propostos por seu orientador. Você somente terá a versão final de seu trabalho liberada para a análise do parecerista se o orientador concordar.

g) Imprima duas cópias do trabalho e entregue diretamente a seu orientador na data marcada por ele.

h) Aguarde o contato de seu orientador com o agendamento da reunião final com o parecerista.

i) Compareça à reunião com o parecerista, responda as suas perguntas e se atente aos eventuais ajustes.

j) Receba uma cópia da ata de parecer, faça uma cópia e entregue a original na secretaria das faculdades imediatamente ao término da reunião de parecer.

K) Realize os ajustes finais no trabalho, salve-o no formato PDF e ponha o arquivo em um CD.

l) Compareça à biblioteca (bloco A) munido do CD e de sua cópia da ata de parecer.

m) Receba um comprovante de recebimento e arquivamento do trabalho da biblioteca.

 

III. ETAPA FINAL

a) Compareça à secretaria geral das faculdades munido do comprovante de entrega de TCC na biblioteca das faculdades.

b) Apresente o comprovante e aguarde digitalização e conferência de sua documentação, notas e demais questões cadastrais.

c) Solicite, por meio de protocolo, seu certificado de conclusão e histórico escolar da pós-graduação

=> Em caso de necessidade, poder-se-á solicitar uma certidão de conclusão.

=> Em caso emergencial documentalmente comprovado, o processo de confecção do certificado de conclusão poderá ser agilizado.

=> O período para a entrega do certificado de conclusão é de 90 a 120 dias úteis. A secretaria faz contato telefônico e por e-mail assim que toda a documentação se encontrar pronta.