Graduação - Pedogogia

 

Objetivo 

A formação de pedagogos, no mundo contemporâneo, possui fundamental importância para as organizações, sejam elas de educação formal e não formal. Para tanto, as Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) oferecem um Curso de Pedagogia dinâmico, interdisciplinar e orientado pelas diretrizes de formação de professores do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Voltado para formação de um pedagogo-professor, capaz de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, que envolvam saberes, habilidades e informações de modo a solucionar uma série de situações do cotidiano educacional, o curso objetiva preparar de profissionais para atuação docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial, bem como no magistério das disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores no Ensino Médio. A abrangência da formação ainda inclui a qualificação para o desempenho de funções variadas no serviço de apoio escolar. Busca-se a constituição do pedagogo-educador, profissional multiqualificado, apto a exercer suas funções pedagógicas, produtor e difusor do conhecimento em uma sociedade multicultural e em constantes transformações.

 

Mercado de Trabalho

O profissional pedagogo atua em espaços ligados à educação, que se encontram em constantes transformações, diversificando-se e se tornando mais abrangentes a cada dia. A Pedagogia capacita-o a exercer diferentes funções:
- em escolas da rede pública oficial e particular;
- na orientação educacional em creches, escolas da rede pública oficial e da rede particular;
- na seleção e treinamento de pessoal em empresas;
- em programas de terapia ocupacional;
- na supervisão e coordenação de escolas da rede pública oficial e da rede particular;
- em serviços de difusão cultural e de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, rádio, agências de publicidade, dentre outros;
- em assessorias pedagógicas;
- na direção de creches, escolas de educação infantil, escolas da rede particular e na assistência à direção de escolas de diferentes redes de ensino;
- como delegado de ensino do sistema público estadual e municipal;
- como professor de classe especial, de sala de aula de recursos em escola comum, pública ou particular e de escola especializada;
- como professor itinerante de escola pública;
- como membro especialista de equipe multidisciplinar;
- como assessor e/ou consultor em escola especial, em órgãos sub-regionais, regionais e centrais da administração do sistema de ensino público;
- em outras instituições educacionais, não propriamente escolares, que atendam crianças, jovens ou adultos, portadores de deficiência mental ou visual;
- espaços de educação não-formal como museus e centros de ciências.

 

Matriz curricular

Constitui-se de disciplinas da área de Ciências da Educação. A proposta curricular está pautada na construção do trabalho acadêmico a partir do diálogo entre as diferentes disciplinas do curso. Trata-se do exercício de estabelecer uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada, que permita a compreensão das questões do mundo contemporâneo, através do debate entre os saberes teórico-práticos das diferentes áreas de conhecimento. Esta forma de realizar o currículo contribui na formação de um(a) profissional da educação com perfil criativo e investigativo, condição essencial para uma educação de qualidade.

 

Duração

3 anos e 6 meses (7 semestres)

 

Turno

Manhã / Noite

 

Coordenador

Profª. Dr.ª Maria Licia Torres

 

Vice-coordenador

Prof.ª Dr.ª Luiza Alves de Oliveira

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