Graduação - Pedogogia

 

Objetivo 

A formação de pedagogos, no mundo contemporâneo, possui fundamental importância para as organizações, sejam elas de educação formal e não formal. Para tanto, as Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) oferecem um Curso de Pedagogia dinâmico, interdisciplinar e orientado pelas diretrizes de formação de professores do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Voltado para formação de um pedagogo-professor, capaz de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, que envolvam saberes, habilidades e informações de modo a solucionar uma série de situações do cotidiano educacional, o curso objetiva preparar profissionais para: exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal; de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

Mercado de Trabalho

O profissional pedagogo atua em espaços ligados à educação, que se encontram em constantes transformações, diversificando-se e se tornando mais abrangentes a cada dia.
A Pedagogia capacita-o a exercer diferentes funções:
- em escolas da rede pública oficial e particular;
- na orientação educacional em creches, escolas da rede pública oficial e da rede particular;
- na supervisão e coordenação de escolas da rede pública oficial e da rede particular;
- no recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal em empresas;
- em programas de terapia ocupacional;
- em serviços de difusão cultural e de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, rádio, agências de publicidade, dentre outros;
- na carreira militar, como oficial-pedagogo das Forças Armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica;
- em assessorias pedagógicas;
- na direção de creches, escolas de educação infantil, escolas da rede particular e na assistência à direção de escolas de diferentes redes de ensino;
- como delegado de ensino do sistema público estadual e municipal;
- como professor de classe especial, de sala de recursos em escola comum, pública ou particular e de escola especializada ou serviço de atendimento educacional especializado (AEE);
- como professor itinerante da modalidade de educação especial de escola pública, bem como em Classes Hospitalares; - como membro especialista de equipe multidisciplinar;
- como assessor e/ou consultor em escola especial, em órgãos sub-regionais, regionais e centrais da administração do sistema de ensino público;
- em outras instituições educacionais, não propriamente escolares, que atendam crianças, jovens ou adultos, com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades;
- espaços de educação não-formal como museus, centros de ciências, organizações não governamentais (ONG’s), centros culturais, dentre outros.

 

Matriz curricular

Constitui-se de disciplinas da área de Ciências da Educação. A proposta curricular está pautada na construção do trabalho acadêmico a partir do diálogo entre as diferentes disciplinas do curso. Trata-se do exercício de estabelecer uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada, que permita a compreensão das questões do mundo contemporâneo, através do debate entre os saberes teórico-práticos das diferentes áreas de conhecimento. Esta forma de realizar o currículo contribui na formação de um(a) profissional da educação com perfil criativo e investigativo, condição essencial para uma educação de qualidade.

 

Diferenciais do Curso

A organização curricular do curso de Pedagogia das FIC oferece um núcleo de estudos básicos, um de aprofundamentos e diversificação de estudos e outro de estudos integradores que propiciem, ao mesmo tempo, amplitude e identidade institucional, relativas à formação do licenciado. Compreende, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, práticas de trabalho pedagógico, as de monitoria, as de estágio curricular, as de pesquisa, as de extensão, as de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alargam as experiências dos estudantes e consolidam a sua formação.
Desta forma, buscamos formar licenciados cada vez mais sensíveis às solicitações da vida cotidiana e da sociedade, profissionais que, em um processo de trabalho didático-pedagógico mais abrangente, possam conceber, com autonomia e competência, alternativas de execução para atender, com rigor, às finalidades e organização da Escola Básica, dos sistemas de ensino e de processos educativos não-escolares, produzindo e construindo novos conhecimentos, que contribuam para a formação de cidadãos, crianças, adolescentes, jovens e adultos brasileiros, participantes e comprometidos com uma sociedade justa, equânime e igualitária.

 

Duração

4 anos (8 semestres)

 

Turno

Manhã / Noite

 

Coordenador

Profª Ma. Claudia Celencina Carvalho de Miranda

 

 

 

 

 

 

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