Graduação - Matemática

Objetivo

Priorizar a formação do professor que irá atuar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, através da aquisição de conceitos relativos ao conhecimento matemático e à forma de orientar o processo metodológico de formação pedagógica.

 

Mercado de Trabalho

As perspectivas do mercado de trabalho para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática são amplas. Podem atuar nas escolas públicas e particulares, no Ensino Fundamental - séries finais - e Ensino Médio. O licenciado em Matemática poderá atuar em escolas técnicas e na educação de jovens e adultos. Outra possibilidade está nas Instituições de Ensino onde os licenciados podem fazer cursos de pós-graduação em áreas correlatas para atuar no ensino superior.

 

Matriz Curricular

A matriz do Curso de Matemática das FIC apresenta o caminhar formativo do estudante no curso e está estruturada por meio da garantia da base comum nacional prevista nas atuais orientações curriculares, constituindo-se de 3.220 (três mil e duzentas e vinte) horas de efetivo trabalho acadêmico distribuídas ao longo de 8 (oito) semestres, compreendendo:

- 2.220 (duas mil e duzentas e vinte) horas dedicadas às atividades formativas distribuídas ao longo do processo formativo;

- 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;

- 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio orientado, na área de formação e atuação na Educação Básica;

- 200 (duzentas) horas de atividades complementares teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes.

 

Diferenciais do Curso

Como diferencial, o curso de Matemática das FIC visa:

a) Formar, com sólida formação teórica, prática e interdisciplinar, os profissionais do magistério da educação básica;

b) Inserir os estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica de ensino, a partir da prática como componente curricular e das disciplinas de estágio orientado;

c) Ampliar e aperfeiçoar o uso da língua portuguesa e a aprendizagem de Libras, gerando a capacidade comunicativa, oral e escrita, como elementos fundamentais da formação dos professores;

d) Trazer, em disciplinas da Matriz Curricular do Curso, questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.

 

Duração

Quatro anos (oito semestres)

 

Coordenador do Curso

Professor Alzir Fourny Marinhos

 

 

 

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