Graduação - Administração

CRA-RJ-administracaoO Curso de Administração nasce com a missão precípua de “Atender as demandas da sociedade com a formação de profissionais capacitados por meio de desenvolvimento de competências necessárias ao desenvolvimento organizacional”.

Os egressos do curso de Administração da FEUC se caracterizam pela aceitação de um conceito de ensino da Administração, com o diferencial identificado pela capacidade de liderar e motivar pessoas, nas organizações e em seus vários segmentos.

 

Mercado de Trabalho

Espera-se desses egressos, capacidade de diagnóstico, de solução de problemas, de intervenção nos processos de trabalho, de ajustamento em equipe, de se auto-organizar e de enfrentar situações em constantes mudanças. Trata-se de qualificação entendida como resultado do desenvolvimento de competências e habilidades através do contato e manipulação de variados tipos de conhecimentos.

O curso de Administração da FEUC, por intermédio das disciplinas e atividades do currículo do curso, oferecerá ao estudante condições de estudar processos de transformação, avaliar objetivos da empresa, traçar estratégias para que os objetivos  sejam atingidos, avaliar resultados obtidos e desenvolver programas que corrijam as distorções verificadas.

O Administrador deverá, cada vez mais, adaptar-se dinamicamente às rápidas mudanças sócio-econômicas. Para tanto, deve ser ministrado, ao educando, forte conhecimento técnico-gerencial, nele sendo desenvolvida a capacidade de aprender continuamente e características e atributos empreendedores, como visão de futuro, liderança, criatividade e perseverança.

Com isso, o profissional de Administração, além de atender às necessidades das grandes e médias corporações, terá também como opção de carreira, as pequenas e micro empresas, tanto como consultor ou gerente, quanto empresário e consequentemente um gerador de empregos.

 

Matriz curricular

A matriz curricular do curso foi pensada de forma que o egresso vivencie, ao longo de sua formação, um currículo permeado por três núcleos de formação, sendo eles:

- Disciplinas do Núcleo de Formação Profissional Geral (NFPG)

Este núcleo tem por objetivo criar um ambiente de formação do Administrador que seja base de uma construção efetiva de conhecimentos que o possibilitem absorver os conhecimentos necessários para aprofundar especificamente os conhecimentos das disciplinas específicas

 

- Disciplinas do Núcleo de Formação Profissional Específica

As disciplinas que são apresentadas neste núcleo refletem a parte de formação profissional específica de um Administrador

 

- Disciplinas do Núcleo de Formação Complementar

As disciplinas que compõem este núcleo possuem o objetivo de complementar a formação profissional do administrador trazendo temas atuais e importantes para a qualificação de um gestor na organização

 

Diferenciais do Curso

Os princípios que norteiam o Curso Bacharel em Administração da FEUC partem da compreensão de que a formação de Administradores deve estar fundamentada na capacitação dos estudantes para a produção de conhecimentos técnicos, científicos e humanos, e para a reflexão crítica sobre os mesmos, a partir de uma educação orientada pela perspectiva da sustentabilidade em todas as suas dimensões: Política, Social, Econômica, Ambiental e Cultural.

Essa perspectiva de construção e socialização de conhecimentos comprometidos tem em seu conjunto, as exigências da sociedade, da cultura, da ciência e da tecnologia, pautando a formação dos profissionais com princípios humanísticos, éticos e de exercício da cidadania. Por isso, não deve restringir-se a simples profissionalização, estrita e especializada, mas também a aquisição de competências para constituir uma base sólida para a aquisição contínua de conhecimentos que norteiam a gestão de organizações.

Nesse contexto, no Curso Bacharel em Administração os alunos são orientados em um processo formativo capaz de favorecer o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle dos processos institucionais, contemplando assim, as funções da Administração e do Administrador. Essas condições serão desenvolvidas com metodologias onde se privilegiará a relação teoria e prática de forma mais orgânica, dinâmica e integrando as dimensões da sustentabilidade. Esta visão sustentável e empreendedora visa prover os subsídios necessários para a formação de um Administrador mais resiliente e proativo para lidar com os mais variados problemas que fazem parte dos contextos profissionais das organizações em seus distintos segmentos de mercado em constante transformação.

 


Duração

4 Anos ( 8 semestres )


Turno

Noturno


Coordenador

Cátia Regina França de Sousa Gaião e Silva

 

vestibular inscreva