Perguntas Frequentes

Encontre agora mesmo as respostas para as suas dúvidas!

 

   
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

  • O que é educação a distância?

Educação a distância é uma modalidade de ensino que permite ao aluno não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar em um mesmo local ao mesmo tempo. O ensino a distância começou através de cursos por correspondência, que posteriormente migraram para o rádio e depois TV com os chamados Telecursos. Hoje, a internet também tem servido de suporte para a realização desses cursos, dando origem aos cursos on-line.

  • Quais são as vantagens do ensino a distância?

O ensino a distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estadia. Todos esses fatores permitem que o ensino a distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até mesmo para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.


  • Qual é a diferença entre um curso presencial e um curso on-line?

Um Curso Presencial é realizado dentro de uma sala de aula com um professor, datas e horários pré-definidos.

Um Curso EaD (Educação a distância) é realizado por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC. O aluno acessa o conteúdo das aulas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pode realizar as atividades previstas em qualquer lugar e em qualquer horário, desde que tenha acesso à internet.


  • Qual a metodologia de ensino adotada pela Feuc Online?

Buscando a adequação das teorias abordadas nos diversos cursos das FIC, adotamos uma metodologia que busca associar todo o conjunto de ensinamentos com a prática exigida pelo mercado de trabalho no contexto atual.

O trabalho através de estudos de casos e a discussão dos problemas sugeridos fazem com que o aluno esteja inserido em um universo cada vez mais próximo das organizações, tentando a simulação do que ocorre no cotidiano das empresas e vivenciando os problemas dos gestores em seu processo de tomada de decisão gerencial.  Assim, encontrando as dificuldades práticas que temos no meio para exaurir as questões que sempre ocorrem em qualquer meio, associando a gestão de pessoas e demais recursos da organização na melhor forma de gerenciamento.

As metodologias empregadas nas atividades são desenvolvidas para que o debate possa ocorrer entre alunos e professores dos cursos sempre buscando evidenciar as soluções para os problemas apresentados, e, discutindo novas propostas possíveis e suas dificuldades ou facilidades de implementação.

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado em que as pessoas buscam utilizar-se de diversos aplicativos para melhorar a qualidade de vida que julgam conseguir a partir da utilização dos dispositivos eletrônicos que estão a nossa disposição.

A utilização de uma plataforma deve ser necessária para difundir os conhecimentos que são preparados pela instituição de ensino superior em seus cursos, com a utilização de tecnologias que possam agregar diversos meios de avaliação e transmissão do conhecimento. A utilização de diversos mecanismos de interação entre professor e aluno também é uma prerrogativa de uma plataforma virtual que deve auxiliar este processo.

Trabalhar em um formato aberto e de fácil conexão, leve e interativo, são características importantes para uma plataforma virtual, além de proporcionar uma navegação fácil e intuitiva.

Pensando em todas as variáveis que influenciam a tomada de decisão sobre a melhor plataforma de educação a distância disponível, as FIC iniciam suas operações utilizando a plataforma Moodle, por agregar todas as necessidades que ora foram contempladas nos projetos dos cursos da modalidade a distância.  A plataforma Moodle é uma das mais utilizadas em todo o mundo, além de ser aberta e livre, onde diversos desenvolvedores contribuem com melhorias para seu ambiente virtual, o que desta forma melhoram a interface de usuários e criam novas possibilidades de utilização.


   
FINANCEIRO

  • Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser efetuado através do pagseguro (cartão de crédito) ou através de boleto bancário.


  • Como faço para efetuar o pagamento?

1º - Escolha o curso que deseja se inscrever (extensão/capacitação ou Especialização/ MBA).

2º - Preencha a ficha de inscrição (extensão/capacitação ou Especialização/ MBA).

3º - Selecione a forma de pagamento (pagseguro ou boleto bancário).


  • Como faço para efetuar o pagamento pelo pagseguro?

1º - Depois de efetuar a sua inscrição, clique em pagseguro na área Forma de Pagamento.

2º - Você será redirecionado para a página Confirmação de Pagamento – Pagseguro. 

3º - Informe seu endereço e preencha as informações referentes ao cartão de crédito e dados do dono do cartão, por fim insira o número de parcelamento (em até 18x dependendo do cartão utilizado).

4º - Confira todos os dados e clique em Confirmar Pagamento.


  • Como faço para efetuar o pagamento pelo boleto bancário?

1º - Depois de efetuar a sua inscrição, clique em boleto bancário na área Forma de Pagamento.

2º - O boleto será gerado em uma nova janela, com o prazo de validade para 02 dias.

3º - O pagamento poderá ser efetuado, dentro do prazo, em qualquer casa lotérica, banco ou pela internet.


  • Fiz minha inscrição, mas fechei a tela antes de efetuar o pagamento. O que devo fazer?

Acesse novamente a ficha de inscrição clicando aqui. No canto superior direito clique no botão “Acesso a área do candidato”, digite seu número de inscrição e a senha cadastrada. No menu principal, escolha sua forma de pagamento (2° via de boleto ou Pagar com PagSeguro) e finalize o pagamento.


  • Esqueci meu número de inscrição, como devo fazer para recuperá-lo?

Para recuperar seu número de inscrição entre em contato pelos telefones: (21) 3408-8472 / (21) 3408-8479 de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h ou através do e-mail: suporte.ead@feuc.br.


  • Esqueci minha senha, como faço para recuperá-la?

Em “Área do candidato” digite o número de inscrição no campo “Recuperar senha”.


  • Após o pagamento, qual o prazo para acessar o curso?

O prazo para liberação de seu acesso ao curso pode ser de até 72 horas devido à necessidade de confirmação do pagamento.


     
SECRETARIA

  • Como acessar os cursos on-line após o pagamento?

Após compensação do pagamento, será enviado um e-mail informando o login do aluno para acesso a plataforma. A senha será a mesma criada durante a inscrição.

Sempre que quiser acessar seu curso, basta você acessar a plataforma Feuc Online e digitar na ÁREA DO ALUNO seu login e senha.